terça-feira, 21 de agosto de 2012

Senhor, O EGO de cada dia nos dai HOJE…


Muito se fala sobre ego, em todas abordagens, sempre concluímos que mesmo estando em algum estado de egoísmo ainda, mesmo assim, já lidamos bem com estas correntes que são nossa prisão existencial. Claro que poucos se apercebem que essa conclusão, até ela mesma, é artifício do próprio ego, na tentativa de se ocultar de nós próprios, levando-nos a fazer crer que estamos, em parte, livres dele. Pura ilusão, puro truque para nos manter afastado do confronto dos nossos eu´s, pois esse confronto significaria questionar se controlamos nosso ego ou é ele que nos controla a nós.


 Traduzindo isto para o nosso dia a dia. Um dia destes escrevi uma frase refletiva e coloquei no face, pois as redes sociais servem também para perceber a reação do ser humano. Dizia isto:
“Não vê minha beleza?!!! Olhe bem. Mesmo bem lá no fundo, encontrou?!!! Essa é a verdadeira beleza, a minha centelha divina, parte de DEUS. Nela encontrará aquilo que eu sou. Tudo o resto é capa, pura ilusão.”
Nesta frase, embora ela tenha, na intenção essencial, um simbolismo humano e não pessoal, ela se encontrava conjugada na primeira pessoa do singular – “eu”, mas sua mensagem transcendia a singularidade e visava a ideia da humanidade contida no “EU”. Logo, logo, comecei a receber do grupo de amigos (as), reações e expressões que refletem bem o estado egóico em que o ser humano se encontra.
Pela preocupação dos que enviavam mensagens decidi retirar a frase, pois havia expressões de  - “Você está bem???”, “precisa de falar??!!!”…como se da minha autoestima se tratasse, todos com a melhor das intenções, nesta atitude, na verdade, olhavam para eles. Pois como o mais profundo significado da frase era aparentemente dirigida ao autor, então quem a lia, unicamente se preocupava com o sentido mais básico que ela continha. Assim ao ler, a interpretação era – “coitado, está com baixa autoestima”.
Ai resolvi recolocar a frase:
“Não vê sua beleza?!!! Olhe bem. Mesmo bem lá no fundo, encontrou?!!! Essa é a verdadeira beleza, a sua centelha divina, parte de DEUS. Nela encontrará aquilo que você é. Tudo o resto é capa, pura ilusão.”
Agora sim, qualquer um de nós olhando para ela, pensa – “..que lindo….!!!!” Pois, isso se deve ao fato de, na perceção da conjugação da frase, já está implícito cada um de nós. Assim nosso ego nos permite olhar com os verdadeiros olhos de ver para ela, pois na verdade, assim ela passa a ser um instrumento de auxilio do ego que existe em cada um de nós e que nos domina por completo.
Sempre que ouvimos ou lemos algo que consideramos lindo, maravilhoso, na verdade, o que acontece é que o autor, consciente ou inconscientemente, escreveu isso ai, sabendo como usar o ego que há em cada um de nós como aliado na construção da empatia para que o maior numero de seres considerem os seus escritos positivos, levando a aceitá-los como algo a seguir.
Sem pensarmos, sem nos esforçarmos para melhor aprender a dominar esse poderoso instrumento que nos aprisiona pelo aparente sentimento de bem-estar interior, nunca conseguiremos perceber o mundo como ele é na verdade. Viveremos sempre na ilusão, viveremos sempre prisioneiros de nós mesmos.

Sem comentários:

Enviar um comentário