sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Todos somos sábios, mesmo não sendo.

O que entendemos por sabedoria é algo relativo, pois nessa perspetiva todos somos ou podemos ser sábios e mesmo perante uma ocorrência entre duas pessoas beligerantes, ambas podem ter sido sábias, sendo absolutamente contrárias.
Parecendo paradoxal, é na verdade a única realidade, pois cada ser pode agir de forma mais sábia ou menos sábia e isso não significar que esteja certo ou errado na objetividade. Assim devemos entender que a sabedoria é a arte de saber lidar com o conhecimento que detemos. Se pensarmos desta forma, entenderemos a afirmação que duas pessoas beligerantes, podem ambas ser sábias e mesmo assim, terem atitudes contraditórias, pois cada um tem níveis de entendimento e conhecimento diferentes, tornando a sua sabedoria absolutamente subjetiva.


Então, partindo desde entendimento, é importante procurar todos os dias ser sábio, pois só dessa forma projetaremos o melhor que há em nós, mas acima de tudo, devemos procurar ampliar, todo o nosso entendimento sobre nós, o mundo em que vivemos e os outros com quem devemos comparti-lo. A isso devemos chamar de níveis de consciência, pois só elevando esse nível teremos condições de sendo sábio na relatividade, ser cada vez mais sábio também na objetividade. (AC)

Sem comentários:

Enviar um comentário