sábado, 11 de agosto de 2012

“Eureka” | "Mens sana in corpore sano" - O lado esotérico


Mente sã em corpo são. Foram os gregos que criaram essa frase. Uma mente sadia leva a ter um corpo sadio. 
Mais tarde surge a frase latinizada "Mens sana in corpore sano". No entanto, os gregos já usavam a frase muito antes. Esta citação é uma frase de Thales (famoso matemático grego) levada por Juvenal, numa sátira à sociedade romana da época.
Nascido na cidade de Mileto, uma colônia grega na região da Jônia (atual Turquia), Thales foi matemático, astrônomo e comerciante. Herdeiro de conhecimentos ainda mais antigos, como a matemática egípcia e a astronomia babilônica, teve também um lado esotérico pouco ou nada conhecidos. 
EUREKA - Esta exclamação é a mais famosa atribuída ao grego estudioso Arquimedes . Ele teria proclamado "Eureka!" quando entrou numa banheira e terá notado que o nível de água subiu, de repente, entendeu que o volume de água que se deslocava deveria ser igual ao volume da parte do corpo que tinha submerso. Esta relação é o que é conhecido como principio de Arquimedes, que trata da flutualidade vivida por um corpo imerso num fluido. A partir deste principio, o volume de objetos irregulares pode ser medido com precisão, coisa que até aqui era uma questão irresolvível.
Na realidade todas as grandes descobertas da humanidade aconteceram através de processos como os anteriormente descritos. Este processo de clareza mental, na resolução de um problema, comummente são designados por Insights – estados Eureka. Na realidade estes processos são estudados pela ciência medica nos seus vários ramos, neurologia, psiquiatria, etc., mas as ciências esotéricas também a estudam à seculos. Já em outros ciclos civilazicionais, estes fenómenos não só eram estudados pelas ciências dita esotéricas, como também praticados de forma consciente e induzida com fins de obtenção de resultados específicos.
Quase todas as grandes mentes da humanidade, após vários processos de “estado Eureka” acabaram por se dedicar a compreender como se desenvolvia este processo neuro-mental e quase todos chegaram a estar plenamente conscientes do mecanismo de como se pode aceder a ele. Sendo que a partir desse momento, grande parte dos seus resultados de investigação, deixaram também de ser divulgados de forma  publica, pois o conhecimento técnico que resultava dai, tornava-se demasiado perigoso, se mal usado.
Muitos atingem estados destes de forma espontânea, mas estes são de fato breves e leves estados de Insights que quase sempre nem sequer são conduzidos na obtenção de resultados, ou seja, quando nesse estado a mental, o ser, por desconhecer como pode usar esse poder, não o sabe canalizar e assim perde-se o seu potencial de criação de respostas, resolução de problemas complexos, no fundo, de apresentação da expressão “Eureka!” perante um qualquer obstáculo, problema, questionamento, etc.


Na verdade os estados de Insights são bem mais do que se pode pensar, neste estado, a mente consegue parar o processo de pensamento que é o que a impede de se ligar ao estado de consciência superior. O pensamento é um processo de desatenção permanente da mente, criando assim uma constante necessidade da mente estar ocupada com comparações entre o que está recebendo dos seus sentidos e o seu banco/ base de memorias. Este processo denominado de pensamento, é ele que cria a sensação de individualidade à mente. Mas na nossa base de conhecimento que denominamos de memorias não são mais do que o resultado de tudo o que já vivenciamos nesta reencarnação, bem limitada, quando comparada com a consciência, esta tem em si todo o conhecimento de todas as nossas vivencias, em todas as nossas vidas, de todos os outros seres, tudo o que existe, existiu, existirá e até o que nunca se realizará, mas que existe em potencial no Universo. A este estado, a este nível de consciência o hermetismo designa de estado “É”.
Então sempre que procuramos resolver algo que está surgindo e necessitando de resolução, mecanicamente e de imediato, o pensamento toma conta do processo mental e inicia um processo de pesquisa no seu banco/base de memorias, na tentativa de encontrar soluções em situações homologas, como esta fonte de informação é enormemente limitada, pois representa unicamente tudo o que já vivenciamos nesta vida quer de forma consciente, quer de forma inconsciente, então normalmente os problemas se acumulam, pois as solução através deste processo quase nunca surgem.
Já se acedermos ao estado onde tudo existe, ao estado “É” e se soubermos como aceder a ele, encontraremos sempre a solução, pois até mesmo o que originou a necessidade de solução é um fragmento que foi separado do que nós entendemos por solução. Veja um exemplo;
Imagine-se que quer criar um produto, esse produto tem um composto químico e esse, está contido uma formula, mas você perde parte dessa formula, só conhece parte. É isso que acontece mesmo, tudo o que existe, mesmo o que consideramos problemas têm sempre uma resposta, unicamente por vezes o que se manifesta não está manifestado na sua cadeia logica e sequencial, surgindo unicamente parte da sequencia logica, ai o que temos é algo manifestado, mas sem utilidade, sem nexo, sem coerência prática existencial neste mundo dual. Como o pensamento só consegue aceder ao que já vivenciamos e nessa quantidade de informação não está toda a sequencia, então temos algo irresolvível.
Só acedendo à origem, onde está a fonte de toda a informação, poderemos dizer – “EUREKA!”.
Não iremos aqui entrar em detalhes sobre os métodos usados para aceder ao estado ”É”, apenas apresentar a explicação para alguns que são pouco conhecidos e desmistificar através das ciências esotéricas e  do conhecimento cientifico ARCANO, a questão do alguns seres serem mais iluminados que outros, quando na verdade unicamente uns seres procuram e se esforçam por encontrar os métodos para aceder à sua origem, através do conhecimento sagrado que ao longo dos seculos sempre se tentou ocultar da humanidade para a manter na ignorância. “Seres com plena cientificação são demasiado perigosos para os interesses instalados que controlam a humanidade e seu destinos”.
Lembrem-se o que o AVATAR Cristo afirmou: “O que eu faço tu podes fazer também”. Claro que a melhor forma de calar esta verdade divina é desacreditando e ridicularizando as praticas místicas, dai as grandes figuras que a humanidade teve e que conheciam estas verdades, ao adquirirem noção destes entornos, mantiveram-se discretos. A par com figuras conhecidas, muito ilustres desconhecidos também o fazem, pois a melhor forma de preservação perante tal estratégia de perseguição é através da descrição do ser consciente do saber ARCANO.
Mas num breve “levantar do véu”, podemos deixar aqui algumas nuances. Em qualquer dos processos para atingir estados “É” ou “EUREKA”, o primeiro passo é parar o pensamento mecânico, isso para grande parte dos seres é impossível. Mesmo os praticantes de métodos indutivos através de meditação, como o ioga e outros, mantêm sempre uma dificuldade –a mente, desde que o cérebro tenha energia , fisiologicamente, este, obrigará sempre a uma constante ligação ao pensamento mecânico. Assim torna-se quase sempre inglório estar em permanente ao até num verdadeiro estado de atenção (sem existência de pensamento) durante um período e tendo ao mesmo tempo o enfoque num tema em especifico. Assim os estados místicos de meditação, assim como os estados de elevação de consciência através de meditação ou até de indução com métodos químicos (plantas sagradas), não permitem um estado de elevada consciência ativa.
Qual a diferença entre os estado elevados de consciência, os ativos e os passivos?
Os passivos, obtidos através dos estado de meditação e os de indução por  plantas, não permitem, ao ser dirigir a sua mente, escolher o assunto, o tema, a experiencia, ou neste caso, não permitem, dirigir-se dentro da consciência para locais concretos, onde existe uma informação especifica, pois o querer, nestes estado está inativo. A inativação do querer, nestes estados é que permite entrar em estados de ioga e nos estados induzidos por plantas sagradas, o que elas fazem é isso mesmo, quimicamente, eliminar o querer, para assim bloquear o frenesim que é o pensamento sobre a mente. Assim, com este métodos, no máximo, tem-se acesso maravilhoso a toda a consciência, mas quase sempre de forma aleatória, nunca sabemos o que ou onde acederemos. A isto designa-se método passivo.
Este método é pouco eficaz se pensarmos nele como um método de procura concreta de partes de informação perdida numa determinada cadeia e que termina por originar uma incongruência no processo em manifestação (problema). Assim só seria eficaz se aquilo que estes métodos desligam/ desconectam – o querer, estivesse ativo, pois é ele que direciona a mente, mas como o mesmo querer também é responsável pelo movimento constante em que o pensamento envolve a mente dentro da sua base/ bando de dados interna (memorias), então quando se desliga o querer, perde-se o comando da viagem que fazemos. Mesmo fazendo essa viagem, é como um veleiro com velas, timão, mas sem timoneiro (o querer do ser).
Inicialmente descrevemos o que de forma exotérica se entende por “Eureka” e “Mente sã em copo são”, agora iremos apresentar um pouco da verdade e o motivo porque são os métodos que a dita ciência clássica e os seus maiores nomes, ao longo dos tempos, mantiveram. No entanto, a sua explicação, nunca foi feita, pois ela tem um caracter velado, não por não permitir que todos a usem, mas como forma de proteger a sua correta pratica. Também não iremos explicar aqui como ela se atinge, unicamente pretendemos trazer alguma LUZ sobre o saber DIVINO cientifico que sendo de índole espiritual, tem enormes aplicações praticas para a Humanidade, podendo ser a chave mestra para tudo.
?o que acontece quando se atinge o estado “Eureka”? – Na verdade, no caso de um cientista que procura respostas para um problema irresolvível, nesse momento, acontecem duas coisas: o cientista está profundamente concentrado no problema que tem por resolver (o seu querer está plenamente ativo) e devido ao cansaço fisiológico, a mente está esgotada, há uns segundos em que o querer, estando ativo em pleno, devido ao cansaço da mente, o pensamento não consegue processar-se e a mente, nesse momento, acede diretamente à consciência ao estado “É”, mas como o querer está plenamente ativo, a mente dirige-se diretamente a um ponto – onde está a informação original, na sua cadeia completa. Nesse momento, depois desse acesso, o conhecimento é registado na memoria e em segundos, o pensamento ao iniciar-se, acede a essa informação. Ficamos com a sensação que a solução estava dentro de nós, quando na verdade, o processo foi bem rápido, mas foi um processo de elevado estado de consciência da nossa mente, dirigida pelo querer. Ai dá-se a perceção da parte que faltava para resolver a questão e….”Eureka!”
Então parte do método é manter todo o sistema fisiológico em funcionamento, para não parar o querer, mas através da exaustão física-mental, levar o pensamento a, por momentos, parar, sem que o querer o faça. Aqui também se poderá entender a verdadeira explicação para o termo velado de “Mente sã em corpo são”. Quando bem desenvolvido e treinado, o exercício físico, provoca estes estados de consciência elevada mas ativa, sendo o método mais eficaz para aceder de forma direta e dirigida a pontos específicos da consciência.
  


Sem comentários:

Enviar um comentário