domingo, 1 de abril de 2012

Todos os caminhos nos levam à espiritualidade.


Todos os caminhos são verdadeiros, todos eles nos levam a algum lugar. A única diferença está na capacidade que temos em sabermos onde queremos chegar e nunca perder a capacidade de nos mantermos orientados para esse destino.
Grande parte dos seres espiritualistas, afirmam que a maioria da humanidade não se dedica o suficiente à sua real instrução, com o objetivo de alcançar um maior estado evolutivo. Na sua maioria, a humanidade, encontra-se até bem afastada de qualquer esforço neste sentido, esta afirmação é verdadeira, mas também é verdadeiro o dogma que nasce no seio  da comunidade de seres ditos mais espiritualizados, quanto aos formatos, locais e métodos que devem usar enquanto instrumentos de espiritualização.
 Por exemplo, para a comunidade mística que se diz, profunda conhecedora e detentora de uma maior consciência / cosmo-perceção, se estão criando um conjunto de dogmas sobre os locais, os ambientes e os estados propícios para meditação | para elevação da consciência. Cria-se assim a ideia comummente aceita que há regras especificas e metodologias únicas para meditar, para atingir esses níveis de consciência e assim sendo, quem não os pratique, está fora do grupo, está menos evoluído.
Paradoxalmente, os mesmos que afirmavam que os restantes seres humanos que os rotulavam de serem anormais, são agora os que, eles próprios, confirmam que de fato quem está fora do seu comportamento, é diferente deles, por isso, anormal. Neste caso, porque não seguem os seus padrões, não são seres espiritualizados, não são capazes de estados de consciência elevados. Que loucura, que limitação, que cegueira, que tão pouca sabedoria…como pode alguém que pensa assim ser sábio, ter uma consciência elevada, ou até estar para alem do estado de qualquer outro ser humano em estado denso?!!
Quantos dos seres que praticam ioga ou outros tipos de processos de meditação, sabem o que são estados elevados de consciência?
Quantos seres que se dizem espiritualizados, sabem reconhecer o que são os processos vindos do pensamento e os processos recebidos pela intuição / perceção?
Quantos desses seres, algum dia receberam sinais do saber ARCANO vindos da verdadeira consciência?
Respondemos poucos, muito poucos. No entanto, todos cumprem os pressupostos que a comunidade diz serem indispensáveis seguir para atingir o tão procurado estado de sublime consciência. É, paradoxalmente, fazem o que eles próprios acusam as religiões tradicionais de fazer, seguem regras que nem questionam, seguem que nem rebanhos e devido à acídia nem questionam os resultados. Mesmo que todos eles não sintam qualquer efeito significativo desses “rituais” místicos, não se atrevem a afirmar: “não sinto nada”, preferem inventar, sensações, copiar criativamente descrições de outros que também criaram com base em conceitos de muito poucos que na verdade apresentam estados elevados de consciência.
Caricatamente a moda de ser-se espiritualizado e o medo de não se ser aceito, pelos restantes, leva a que quase ninguém tenha qualquer evolução de verdade sob a visão da libertação do ser-espirito, mas para sermos parte do grupo, devemos seguir as regras e assim se cria uma enorme farsa. Unicamente esta é na verdade, criada pelos ditos seres que depois são acusados pelos materialistas de serem de fato uma farsa e assim os segundos acabam por seres constituídos de razão pelos primeiros.  


Na atualidade são os vários métodos que levam, ou melhor dizendo, tentam ou prometam levar à meditação. Entendendo que a meditação será um instrumento e terá como objetivo a procura de estados de consciência | cosmo-perceção elevados.
Os rótulos que se criaram, levam a que as fronteiras do que são os procedimentos de meditação sejam muito limitados e é aceite por todos ou quase todos que fora destes, não há mais nada. Ridículo, tanto como a afirmação dos materialistas que o mundo espiritual não existe.
Todos os que tentam atingir estados de meditação através dos anunciados métodos, estão errados, pois se antes não tiverem entendido o que é o processo da mente, do pensamento, do ego, nunca entenderão o que é o processo-egoico e nunca saberão diferenciar o que é intuição ou perceção dos truques que o ego cria para ilusoriamente apresentar um mecanismo de bloqueio. Assim para atingir estados de meditação e conseguir estados elevados de consciência,  não basta seguir instruções, é também necessário entender e incorporar através da reflexão. Caso este não seja o caminho, todo o ato de suposta meditação não será mais que nada, no seu resultado.
Maior resultado obteremos se dormirmos uma breve cesta. Sim, pois até o método que nos leva a adormecer e nos processos de acordar, nele a mente atinge níveis mecânicos significativos de diminuição da sua atividade e ai, por breves instantes, em estado de vigília atingimos involuntariamente estados de maior consciência ou cosmo-perceção.
Os métodos mecânicos de diluição fisiológica da atividade do cérebro enquanto órgão do pensamento, são de fato para o ser menos experimentado, os mais adequados. Aqui adequado tem que significar resultados efetivos, ou seja, capacidade real de receber o saber ARCANO dos estados mais elevados da consciência.
Meditar é na verdade “calar o pensamento”, deixando que o silencio que é resultante desse “calar”  permita ao ser-espirito que há em todos nós, ouvir o dialogo que ele tem constantemente com o saber DIVINO. Mas esse dialogo só é ouvido se o “barulho” que resulta do pensamento que é o ego, cessar. Imagine alguém a falar incessantemente, junto de nós, com um megafone e dois outros seres a tentar ouvir-se um ao outro. Impossível, só pedindo ao detentor do megafone que cesse o ruido, será possível ouvir o que o outro ser nos transmite. Aqui o ego representa o ser que tem o megafone e este, por sua vez, representa aqui o pensamento.
A meditação é o pedido ao cérebro que cesse a sua atividade de forma a que essa diminuição, limite o ruido originado pelo pensamento de modo a que o ser ouça o seu dialogo com o eu-superior. Assim o objetivo é parar ou diminuir significativamente a atividade do cérebro que é o órgão que gera o pensamento. Os métodos a usar para tal prepósito podem ser os de carater espiritual | psíquico, sendo que estes exigem conhecimento e entendimento profundo sobre os seus inúmeros temas ou então, os métodos mais eficazes para os seres pouco experientes. Estes últimos são de fato muito efetivos nos seus resultados, mas a comunidade dita esotérica, não só não os usa, como nem sequer está consciente deles, isso por presunção e falta de humildade de análise, permitam-se chamar mesmo de fundamentalismos espiritual. Mas deixem-me dizer-vos que a humildade é parte do ser-esprito e quanto maior esse estado de humildade, maior também o estado de consciência.  
Assim podemos aplicar o sono como método de aproximação mecânica a estados de meditação, aproveitando os momentos de despertar e adormecer, nos momentos antes e depois, quando em estado de vigília. Esse pode ser o melhor momento de elevado estado de consciência, pois ai tudo o que vem, vem com o dialogo do pensamento bem aligeirado.
Outro método mecânico eficaz é o da utilização do exercício físico cárdeo de grande duração para entrar em estados de meditação e ai se conseguem estados prolongados de elevado estado de consciência. Vejamos, ao efetuar um treino físico de carater cárdeo resistente, obrigamos fisiologicamente o nosso organismo a envolver-se no processo de diminuição do funcionamento do cérebro. Se obrigarmos os outros órgãos e os grupos musculares envolvidos a usar a maior parte do oxigénio e energia, então o cérebro ficará limitado no seu uso, por sua vez, irá ter que reduzir significativamente a atividade do pensamento e quase de forma voluntaria entraremos em estados de profundos entendimentos, meditação e estados elevados de consciência.
Este ultimo é provavelmente o melhor método de meditação de todos, até mesmo dos  resultados apresentados em muitas circunstancias pelo ioga mental ou o físico.
Desmistifiquemos pois o fato do ser espiritual ter que fazer os seus rituais de meditação em certos lugares e ambientes. Desmistifiquemos também que os seres espiritualmente elevados são até fisionomicamente semelhantes, que comem, bebem e se comportam todos da mesma forma, ou até que só sendo de determinadas formas se é mais evoluído espiritualmente. Isto são modas, dogmas, códigos…ignorância pura.
A análise pelas aparências exteriores comportamentais, são um dogma e paradoxalmente é isso que a própria dita comunidade esotérica faz na sua maioria.
Que a LUZ se mostre para que as trevas se dissipem.


Sem comentários:

Enviar um comentário