domingo, 8 de abril de 2012

Os níveis | movimentos da consciência.


Em bom rigor e na verdade a nossa consciência está UNA, pois ela é parte, um fragmento da CONSCIENCIA que é o QUERER SUPERIOR, a verdadeira projeção do PODER SUPERIOR DEUS no mundo Imanente. Na primeira fragmentação | descontinuidade deu-se a primeira polarização – RA | MA – positivo | negativo – masculino | feminino – Kristus | Sophia. O nível hierárquico representado pelo polo feminino | Sophia inicia a “queda” e nessa queda, a cada descida, os espíritos individualizam-se cada vez mais, tornando-se à medida que caiem, na vibração da descida, cada vez mais densos, mais individualizados na sua aparente consciência de si e do mundo que os rodeia.

Quando o espirito individualizado, já no final da sua descida, encarna no corpo denso, perde quase por completo o contato com a sua consciência verdadeira, a UNIFICAÇÃO do estado primordial da primeira polarização – KRISTUS e SOPHIA. As crianças na face inicial da encarnação, estão ainda, em parte, livres da construção dos instrumentos do ego. Relembremos que a mente é o órgão fisiológico controlado pelo ego, sendo o pensamento o mecanismo  da mente que o ego usa para limitar o ser, mantendo-o na aparente individualidade.

A evolução e desenvolvimento espiritual é na verdade a subida, o retorno à consciência, à Unificação. É possível ao espirito, estando encarnado, aceder aos níveis superiores da consciência, para isso devemos fazer o movimento para a frente do saber ARCANO – procurar o caminho do meio | a coluna do centro da arvore da vida | reduzir a distancia das polaridades. A isto o Hermetismo define como aproximar os polos através do domínio do Princípio da Polaridade. O outro movimento DIVINO no regresso a CASA, faz-se através do movimento para cima no saber ARCANO, a este o Hermetismo ensina a fazer através do entendimento do Principio da Correspondência, através deste, a ser que o entende e domina, eleva-se até outros níveis vibracionais | outros planos do mundo Imanente, assim atinge e experimenta, mesmo enquanto ser encarnado, outros estados de consciência, podendo desta forma dominar o estado de consciência deste plano denso.  

A vibração é um estado que define e limita os vários planos do mundo Imanente, ou seja, os vários níveis hierárquicos, as varias dimensões espirituais. Este Principio Hermético é na verdade neutro quando à sua interferência no processo de individualização ou de UNIFICAÇÃO.  Já o Princípio do Género, indica-nos o sentido da separação e da Unificação. O da correspondência mantem a UNIÃO que na verdade sempre existiu. O da Polaridade cria a descontinuidade, individualiza, é o verdadeiro responsável pela diversidade que o mundo onde vivemos apresenta, pela aparente individualidade de tudo e de todos.


No que toca aos aparentes movimentos | estados da consciência, aquele que entende os Princípios Herméticos, de certa forma domina-os, comandando assim o seu destino enquanto ser encarnado.  Todos os princípios atuam nestes movimentos DIVINOS, pois em todo o evento do mundo Imanente eles estão presentes. Assim o ser deve vê-los e sentir em que aspeto eles intervêm, por exemplo, sem deixar aqui informação desvelada, porque esse profundo entendimento deve ser tido pelo estudante | Busca-dor,  quanto à atuação dos Princípios Herméticos sobre os movimentos de consciência;

Mental – Onde todos ocorrem, em bom rigor, a própria consciência.
Correspondência – No seu movimento Une.
Polaridade – No seu movimento fragmenta
Género – Define o sentido para a União e fragmentação.
Vibração – Define o limite.
Ritmo – Define o tempo.
Causalidade – Define o espaço ,nos planos, em que a causa e o efeito ocorrem.

O Hermetismo ensina ao estudante através do Princípios Herméticos a forma como tudo no mundo Imanente funciona, para o ser que estuda e domina este Saber Sagrado, os mistérios divinos, são unicamente um processo de relembrar do seu saber olvidado pela densidade da “queda”.  

Sem comentários:

Enviar um comentário