domingo, 1 de abril de 2012

Os movimentos do regresso a CASA.


O caminho espiritual faz-se de fato, levando o ser a trilhar o caminho do meio, como afirma o Hermetismo, a eliminação das Polaridades, a passagem das colunas da esquerda e da direita da arvores da vida da Cabala, para a coluna do equilíbrio, a coluna do meio. Mas este é parte dessa evolução, é só parte, pois como quando caminhamos, podemos caminhar no sentido certo – no sentido da origem, ou pelo contrario, podemos estar a caminhar  no seu oposto. Aqui a anulação das polaridades representa o ato de caminhar, mas ainda assim falta-nos ter o conhecimento do caminho, ter o mapa. Este conhecimento quanto à certeza da direção, é-nos dada dela ampliação do nosso estado de consciência.


O primeiro movimento no caminho da libertação | evolução espiritual do ser, se faz pela eliminação das polaridades. Isto de forma simples representa a libertação do ser face aos códigos, dogmas e preconceitos que são criados ao longo da encanação que têm como único efeito a criação do conjunto de apegos e são as mais poderosas armas de que o ego se socorre para manter o ser prisioneiro. Este movimento é designado pelo saber ARCANO, por movimento “PARA A FRENTE”.
Já o segundo movimento para a verdadeira LIBERTAÇÃO é o de elevação do estado de consciência, nele a ser para alem de eliminar as polaridades, o entendimento que o mal e o bem são duas partes de uma só coisa ou evento, o ser percebe também, através da experimentação, eleva o seu estado de consciência e nesse movimento coloca-se acima do estado natural de observação comum face à observação desse evento. Ao afastar-se do evento do mundo emante, o ser só o pode fazer num movimento de ascensão. Assim quanto mais se afasta do reflexo que se projeta no “espelho”, mais se aproxima da origem, da UNIÃO como o TODO. A este movimento o saber ARCANO designa de “PARA CIMA”.
O mais elevado plano do Mundo Imanente é o estado de condição de consciência do UM, este tem várias designações, nível KRISTICO, DEUS, QUERER SUPERIOR. Aqui a UNIÃO é no estado UM, mais do que isto e para alem dele só o estado NADA, o que o Hermetismo designa de Mundo TRANSCENDENTE | MUNDO DE DEUS.
Então como podemos chegar a DEUS, como podemos atingir a UNIDADE?
Como dizem as filosofias místicas e o saber ARCANO: “Para a FENTE  e para CIMA”. Estes são os dois movimentos para o regresso a CASA.

Sem comentários:

Enviar um comentário