domingo, 29 de abril de 2012

Reflexão sobre estados de Consciência.


Falar em estados de Consciência, planos de existência ou níveis hierárquicos espirituais, quer do mundo Imanente quer do Mundo Transcendente, significa exatamente o mesmo.
Só existe algo, desde que exista quem se dê conta da sua existência.  
Comparativamente, os vários estudos contidos nos vários ramos das ciências herméticas, apresentam resultados idênticos. Quer a Cabala, a Numerologia de Pitágoras, a Alquimia Espiritual, os estudos sobre os Princípios Herméticos entre outros mais atuais, como o caso, da própria física quântica, neste ultimo ramo cientifico, a consciência, surge como a quinta partícula atómica que é acoplada aos estudos das outras quatro: eletrão, protão, neutrão e fotão. Assim colam-se aos ramos tradicionais das ciências herméticas, na atualidade a física quântica, onde vários pensadores, expressam de forma mais ou menos velada as teorias que o hermetismo ensina aos seus estudantes há milénios.
Pode-se afirmar que existe em tudo o que é CREAÇÃO algum nível de consciência, pois ELA, a verdadeira e única COSNCIENCIA, fragmentou-se e ao baixar nos seus níveis vibratórios até ao plano mais denso, interpenetra todas as coisas, todos os seres inanimados e animados. Lá porque o ser-encarnado, não percebe os níveis de consciência existente nos objetos, nos outros seres vivos e inanimados, não quer dizer que essas consciência não esteja presente. Basta para tal, perceber no exemplo dos dialetos que não sabemos interpretar, se ouvirmos dois seres falarem num outro dialeto humano, sabemos que se estão comunicando, mas não saberemos interpretar. Se não soubéssemos que os seres humanos se comunicam através deste meio, até poderíamos compara-los com outros animais irracionais, aos quais não atribuímos capacidade de acessos de consciência. O mesmo, embora que mais sutil no seu entendimento, se aplica aos seres inorgânicos/inanimados.   
No estado de Transcendência só existe UM estado de CONSCIENCIA, o verdadeiro estado, mas o hermetismo ensina que este estado inexiste para o entendimento do ser-espirito, pois para existir qualquer que seja o evento, tem que haver “o observador” e como no estado de Transcendência só existe o NADA, tudo o que existe em potencial está em estado IMANIFESTO, em estado ÚNICO, assim sendo não pode existir “o observador”, se assim não fosse existiriam pelo menos dois estados de consciência: o ESTADO do NADA e o estado do “observador-ser”. Tal não é possível, pois isso significaria o estado Imanente e não o Transcendente.
Já nos estados de Imanência existem quatro estados de consciência, ou planos de existência;
O Nível da Emanação | AZILUT – O PODER SUPERIOR (KETHER) na sua projeção no mundo Imanente que a partir do SEU QUERER, RA | 1 Pitagórico | HOKHMAH da Cabala, faz vibrar MA | 2 Pitagórico | BINAH da Cabala, gerando a PRIMEIRA EMANAÇÃO.   
O Nível da Criação | BERIAH - Este nível de CONSCIENCIA também é conhecido por nível KRISTICO, o mais próximo do PODER SUPERIOR | DEUS, ou também por nível da UNIFICAÇÃO.
O Nível da Formação | YEZIRAH – Este nível de CONSCIENCIA também é conhecido por nível da DESCONTINUIDADE, onde o PODER SUPERIOR emana as formas. É neste nível de consciência que o ser-espirito adquire consciência da individualidade, pois o fenómeno de descontinuidade é absoluto, dizendo respeito a todas as formas, entre as quais a própria CONSCIENCIA.
O Nível da Manifestação | ASYTAH – Neste nível de CONSCIENCIA, é onde se manifestam as formas, mas não como formas densas, ainda como formas em potencial, só nos seus mais ténues contornos. Este plano é também conhecido pelas ciências místicas, como plano ASTRAL, onde toda a criação mental se encontra. Coabitam as formas mentais (formas de pensamento), emanadas desde KETHER | PODER SUPERIOR, com as criadas pelos seres encarnados em MALKUT (plano físico da existência | nosso plano).


Agora o Busca-dor perguntará: ?...e então no nível da densidade em Malkut, não há estado de Consciência referente a este nível ? Respondemos: Sim, existe. O nível quatro que designamos de plano Astral. Este é o mais próximo e único verdadeiramente acessível ao ser-espirito enquanto encarnado. Embora pareça estranho todos temos e acedemos constantemente a ele. Quase nunca de forma voluntária e raros são os seres que o mesmo de forma involuntária, conseguem interpretar esses acessos de Consciência.
A forma ténue como acedemos a ele, tem a ver com a força como o ego tenta manter uma ilusória consciência individual. Neste processo o ego, usando unicamente o pensamento e as memórias como base (banco) de dados, cria uma micro consciência, iludindo o ser encarnado, levando-o a pensar que este movimento cerebral: pensamento – memória – pensamento é a verdadeira consciência. Quando na verdade é apenas um movimento fechado dentro da mente do ser, criado no sentido de mante-lo na ilusão de acesso cons-ciente, quando na verdade é, isso sim, um aprisionamento in-consciente. Neste movimento o ser nunca se eleva para fora si, assim sendo, nunca acede a qualquer verdadeiro plano de Consciência, pois qualquer deles está para alem de si e nunca dentro de si. Dentro de Si, só o PODER SUPERIOR | DEUS, só ELE contem a CONSCIENCIA. Para todos os outros, todos o seres, mesmo os mais elevados níveis hierárquicos estão fora da CONSCIENCIA, então para aceder a ela, precisam deslocar-se.
Como diz o Hermetismo no seu Primeiro Principio: O Universo é mental. Assim tudo se cria e se gera nos planos superiores do mundo Imanente através da MENTE DO TODO ou através das mentes que são os vários seres-consciências, representados pelos vários níveis hierárquicos dos planos sutis. Mesmo o ser-encarnado tudo o que cria no plano denso, recebe do plano Astral, quer seja vindo do PODER SUPERIOR, quer seja por indução de outros seres encarnados ou não, ou até por Egrégoras criadas a partir do plano denso, nesse plano Astral.
Então podemos entender que estando encarnados os seres-espíritos (seres-humanos), têm constantes acessos voluntários ou involuntários ao plano de Consciência mais próximo, por sua vez, mais acessível ao atual estado do ser-espirito. O plano Astral é o que proporciona ao ser humano os famosos acessos de genialidade que se entendem por inspiração dos cientistas, artistas, outros profissionais, etc., também é a partir daqui que se recebem as mensagens premonitórias e outras. Os iniciados sabem que é aqui que se produzem as manipulações sobre os eventos do plano denso que os seres humanos entendem por milagres, fenómenos-paranormais. É aqui que se constata o que se entende por futuro, presente e passado, podendo o ser conhecedor manipular e influenciar quer os acontecimentos quer os outros seres do plano onde se materializam – o nosso plano de existência.     

Sem comentários:

Enviar um comentário