segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Matriz do mundo Imanente – a Mónada Humana



O mundo Imanente é na realidade composto de vários mundos e seus respetivos planos. Como tudo no mundo Imanente, também cada modelo de mundo, tem sempre o seu oposto (polarização). Assim o mundo e seus planos, da verdadeira existência da monada humana, são os planos a que muitos designam de trindade, (kether, Chokhama e Binah) na arvore representativa da mónada humana.
Já aquilo que conhecemos como mundo denso e planos seguintes, existem como matriz de aprisionamento para o ser-espirito humano que se deixou envolver neles e deles tem que se libertar.
Agora podemos perguntar - ?porque e com que objetivo foram creados estes planos em que o ser-espirito na condição de SOPHIA se deixa envolver/aprisionar?
Muitos movimentos místicos, filosóficos e religiosos estudam e tentaram responder a esta questão ao longo de toda a existência da humanidade. Alguns concluem que estes planos a que chamamos aqui de “planos de aprisionamento do ser-espirito humano” onde se situam os planos na arvore da vida que representa a parte o mundo Imanente onde tem existência a humanidade e nestes, particularmente, os que vão de Markut até Binah (níveis que aqui definimos como de “aprisionamento do espirito humano”), são resultado da necessidade de DEUS | O PODER SUPERIOR se pretender ver a si próprio. Outros afirmam que foram criados com o objetivo de permitir aos espíritos da desobediência (SOPHIA), se purificar e cientificar,  voltando ao seu estado anterior de liberdade.
A Cabala aceita a primeira afirmativa. Mas como pode DEUS TRANSCENDENTE, querer perceber-se, se ele já tudo sabe, percebe, conhece, vive, sente e tem??? Visto na perspetiva Unista, tal afirmativa não faz sentido. Mas visto na perspetiva dualista, teve que haver um motivo para que o DEUS TRANSCENTENDE CREASSE as várias monadas e seus mundos, assim pode-se aceitar como valida a premissa de que DEUS TRANSCENDENTE se tivesse projetado em partes para se dar conta de SI. Como se de um espelho se tratasse, quando nos vemos num. A única diferença é que sendo o DEUS TRANSCENDENTE INFINITO e sendo os espelhos em que ele se reflete finitos, ELE procurou CREAR vários espelhos / quase que infinitos espelhos, para que se reflitam neles as suas várias “partes”. Sem que mesmo assim todas elas se apresentem, pois no reflexo finito do universo de espelhos (mundo Imanente) não cabe o INFINITO do TRANSCENDENTE, mas apenas uma parte.
Se a primeira afirmativa contem parte da verdade, já a ultima afirmativa contem também alguma da verdade face ao que afirmamos ser o verdadeiro motivo da existência dos planos de designamos por   “planos de aprisionamento do ser-espirito humano” ou “ego-trix”, mas nenhuma deles, ou até todas as outras expressas nas várias filosofias, não têm de todo, toda a verdade.
Para dar resposta à pergunta colocada acima “?porque e com que objetivo foram creados estes planos em que o ser-espirito na condição de SOPHIA se deixa envolver/aprisionar?”, teríamos que saber responder a tantas outras que conciliariam e tornariam coerente aquilo que designamos por matriz do mundo Imanente.
Por exemplo - Admitindo a existência do que as religiões denominam de demónios, admitimos também considerar a existência de malefícios/benefícios e a existência do que se designam os “pecados”/ ”virtudes”, mas então ficam sempre por responder outras questões;
 ?Porque motivo os ditos demónios nos querem tentar para o pecado, o que eles ganham com isso?
?O que ganhamos em ser virtuosos (sendo uma virtude o oposto do pecado)?
? Se as monadas humana e fagos/ demónios, não podem existir nos mesmo mundos e se o objetivo deles não é levar-nos para o seu mundo, pois isso não se tornaria possível, porquê eles atuando nos planos de aprisionamento, tentam os espíritos humanos para o pecado?
? O que é o “pecado” que as regiões ensinam a não cometer e as “virtudes” que tanto incentivam a praticar, mas que nunca explicam plenamente o porquê não devemos cometer um e devemos praticar o outro?
? Qual o objetivo da nossa existência? ?Qual o objetivo da existência do demónio(s)?
? Porque vivemos neste mundo e com que objetivo?
?Quem CREOU estes mundos e com que objetivos?
Na verdade, a pergunta derradeira que todos os seres procuram responder, mesmo os que não acreditam na existência de outros planos, é: 
?QUEM SOU EU, PARA QUE SERVE A MINHA EXISTENCIA? – Pergunta a Humanidade baixinho e cada uma para si, sem dar a entender que faz incessantemente esta pergunta e que dela depende a sua paz interior, pois tem medo. Medo de a não obter nunca a reposta. Medo de obtendo a reposta e conhecer a verdade, poder ser essa verdade algo insuportável para si. 


Sem comentários:

Enviar um comentário