quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Reflexão sobre eu , tu, ele e eles…NÓS.


Fenómeno estranho, este das redes sociais. Sempre pensei nelas como algo onde pudéssemos partilhar as nossas ideias, sentimentos, opiniões. Algo a partir do qual, a tecnologia se uniria ao ser humano, auxiliando o nosso avanço espiritual, moral e intelectual.
Engano meu. Vejo, triste que isso seria possível sim, mas  como quase em tudo o que são boas oportunidades para o beneficio colectivo, a acídia de uns, a inoperância de muitos outros e a cobiça de poucos, acabou por criar nas redes sociais e através delas, nichos de negócios, desvirtuando o principio maravilhoso para que foram criadas e para que foram aceites por todos, maciçamente.
Como esses alguns, poucos por sinal, perceberam que hoje em dia, todos, queremos tudo feito, chegamos ao ridículo consumir unicamente frases feitas, pensamentos, imagens que expressam o nosso estado de espírito, que dizem sobre nós. Como se nos tivessem comprado a alma. Como que se a acídia, o maior dos pecados mortais, finalmente tivesse encontrado o seu verdadeiro cervo para concretizar o que nunca por si foi imaginado alcançar.



Já não sentimos o que somos, mas sim o que outros expressam nas frases que constroem. Essas frases, já não são sentimentos sentidos dos poetas, dos escritores. Já não somos o que somos, mas sim as imagens que mais “like´s” recebem. Perdemos a identidade e nem queremos saber se isso é importante ou não. Apenas seguimos padrões, modas, like´s, imagens pré-concebidas, estados de alma fabricados à imagem do que a nossa comunidade virtual de amigos gosta. Precisamos de ser aceites e para isso, todos, sem excepção, procuramos expressar-nos por padrões pré-concebidos e testados pelos nossos pares.
Paradoxalmente, a tecnologia que nos trouxe o acesso ao conhecimento, está a elevar-nos para padrões perigosos de des-intelectualização e de desumanização cultural.  Onde poderemos recuperar a nossa alma? Quem nos irá resgatar? Quem quer saber do que eu sinto de verdade, do que tu sentes genuinamente?!!! Importante, importante é ser aceite ou na verdade simplesmente ser?!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário