quarta-feira, 9 de novembro de 2011

?Quem comanda, quem pensa, afinal quem é o nosso “eu” (1ª Parte)?


O corpo humano é uma máquina biológica que tem como único objectivo servir de transporte e recolher, através dos sentidos, o conjunto de percepções (sons, cheiros, imagens, vibrações, etc.), deste mundo denso, para o espírito. Este, quando aprisionado na condição física e envolto pelo ego, apresenta-se sob a sua forma mais limitada, na perspectiva da percepção a que designamos – mente.
A ciência exotérica acredita que no ser humano, é o complexo sistema neurológico, aquele que habitualmente se designa por mente que comanda o corpo e por sua vez o ser humano. Tudo isto a partir do seu comando central que é o cérebro, este, recebe as informações vindas dos vários receptores (pele, ouvidos, nariz, olhos, etc.), após serem devidamente codificas por forma a estimular as respectivas áreas do cérebro responsáveis por processar essa informação. Ao concluir esse processo de processamento a máquina que é o corpo humano no seu conjunto, produz dentro de si, na sua mente, uma imagem que é reflexo de tudo o que conseguiu receber do chamado mundo exterior | físico, é essa imagem que julgamos ser o verdadeiro mundo. Também é esta teoria que tem sido aceite pelos vários ramos da ciência exotérica, sendo a partir deste pressuposto de todas a teorias e estudos complementares se desenvolvem. No entanto, nas ciências esotéricas, aceitando sempre analisar a perspectiva exotérica num olhar positivo,  ficam-nos sempre por responder algumas questões, por forma a que tudo se encaixe e faça sentido, a saber;
? Se o mundo que reconhecemos ser o mundo real, é resultado da recolha de dados pelos órgãos que o corpo humano tem para tal (ouvidos, pele, nariz, olhos, etc.), então estando tal reconhecimento limitado à capacidade dos órgãos existentes, este, que temos ciência, através das nossas percepções, é o verdadeiro mundo ou somente o mundo que conseguimos perceber?
? Se o mundo que reconhecemos como real, é percebido no nosso cérebro | pela nossa mente, então nós estamos dentro desse mundo, ou na verdade, esse mundo é que está dentro de nós | na nossa mente?
? É na verdade a mente, através do sistema complexo centralizado no cérebro que comanda o ser humano, ou pelo contrário, este é mais um dos conjuntos complexos de que se socorre o espírito, enquanto ser encarnado, para vivenciar o mundo denso | físico?
Sem uma resposta razoável a estas três questões, sendo elas indissociáveis, nenhuma ciência poderá afirmar que a sua é a teoria correcta. Sim, porque aqui qualquer uma delas, não passa de teoria, pois ficam-se no âmbito filosófico, faltando-lhe os procedimentos práticos para a confirmar cientificamente. Nesta tentativa a ciência exotérica encontra-se em maiores dificuldades, visto não reconhecer conceitos que seriam os únicos capazes de dar respostas sérias para explicar parte da sua teoria sobre o verdadeiro “eu”. Já as ciências esotéricas, conseguem inclusivamente, para quem as pratica e estuda, passar da teoria à experimentação das suas teorias explicativas, sendo que nas últimas décadas, parte da ciência exotérica, a física quântica, aproximou-se muito mais da abordagem esotérica.




Sem comentários:

Enviar um comentário