domingo, 2 de outubro de 2011

Os grandes temas Herméticos e seus Iniciados – O Caibalion


O Caibalion é um livro escrito por três Iniciados anónimos. A palavra Caibalion ou Kybalion tem a mesma raiz etnológica que Qabalah/Kabalah/Cabala, e esta palavra significa simplesmente “tradição” ou “revelação superior”. O Caibalion contém as sete principais “fórmulas” para se compreender a ciência Hermética e todo o conhecimento espiritual. Estes são chamados de Princípios Herméticos, e sua aplicação é tão vasta que abrange todos os campos de conhecimento humano. Trata-se de leis universais que estão na base de todas as coisas e elas revelam o mecanismo pelo qual o Universo funciona.
O Caibalion contém uma filosofia profunda, que em certa medida é uma base de um saber universal. Afirmamos que todos os saberes são, em essência, apenas Um, e ao longo do tempo foram sofrendo modificações e distorções, tendo sido revelados em diferentes épocas e lugares, e assim, foram interpretados e vistos de maneira diferentes por pessoas de culturas e épocas diferentes. Todas as correntes provêm da mesma fonte, mas à medida que ela vai se expressando e se manifestando, vai tendo que se adaptar a cada contexto, criando assim modificações que seriam posteriormente mais valorizadas do que a própria fonte.
Alguns estudiosos afirmam que o Caibalion faz parte do antigo “Livro de Hermes”. Um tratado básico de filosofia oculta, que apenas uns poucos Iniciados teriam acesso. O Caibalion, nesse sentido, seria apenas uma pequena parte de um conjunto geral de ensinamentos místicos, que contém a base a partir da qual a ciência Hermética teve seus desdobramentos.
Mas quem foi Hermes?.Sabe-se que na mitologia egípcia, Hermes Trimegisto era conhecido como o deus Thot. O Nome Trimegisto significa o “três vezes grande” e o próprio Hermes explica essa expressão num dos escritos que lhe são atribuídos. Hermes revela que “Assim sou chamado Trimegisto, pois possuo as três partes da sabedoria do mundo inteiro”. Esta passagem só pode ser bem compreendida pelos Iniciados, pois o homem comum não conseguirá compreender o que significa “as três partes da verdade”.
No Caibalion, os três Iniciados autores do livro assim se referem a Hermes Trimegisto:
“Mas entre estes Grandes Mestres do antigo Egipto, existiu um que eles proclamavam como o Mestre dos Mestres. Este homem, se é que foi verdadeiramente um homem, viveu no Egipto na mais remota antiguidade. Ele foi conhecido sob o nome de Hermes Trismegisto. Foi o pai da Ciência Oculta, o fundador da Astrologia e da Alquimia. Os detalhes da sua vida perderam-se devido ao imenso espaço de tempo, que é de milhares de anos, e apesar de muitos países antigos disputarem entre si a honra de ter sido a sua pátria. A data da sua existência no Egipto, na sua última encarnação neste planeta, não é conhecida agora mas foi fixada nos primeiros tempos das mais remotas dinastias do Egipto, muito antes do tempo de Moisés. As melhores autoridades consideram-no como contemporâneo de Abraão, e algumas tradições judaicas dizem claramente que Abraão adquiriu uma parte do seu conhecimento místico do próprio Hermes.”
Hermes foi o “grande Iniciador”, aquele que deu um impulso a várias ciências ocultas e místicas. Essas correntes ocultas deveriam ser preservadas ao longo do tempo, caso contrário, a “chama” da verdade se perderia. O Caibalion fala sobre isso:
A Hermes é atribuído também a autoria do livro de Thot, que conteria as bases de toda esta ciência. O Caibalion é uma dos melhores canais para a expressão destas chaves.
Os Princípios do Caibalion são sete. No próprio Caibalion está escrito o seguinte:
“Os Princípios da Verdade são Sete; aquele que os conhece perfeitamente, possui a Chave Mágica com a qual todas as Portas do Templo podem ser abertas completamente.” – O CAIBALION
Os Princípios Herméticos são estes que seguem:
O Princípio de Mentalismo
“O TODO é MENTE; o Universo é Mental.” – O CAIBALION
O Princípio de Correspondência
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima.” - O CAIBALION
O Princípio de Vibração
“Nada está parado; tudo se move; tudo vibra.” – O CAIBALION
O Princípio de Polaridade
“Tudo é Duplo; tudo tem pólos; tudo tem o seu oposto; o igual e o desigual são a mesma coisa; os opostos são idênticos em natureza, mas diferentes em grau; os extremos se tocam; todas as verdades são meias verdades; todos os paradoxos podem ser reconciliados.” – O CAIBALION
O Princípio de Ritmo
“Tudo tem fluxo e refluxo; tudo tem suas marés; tudo sobe e desce; tudo se manifesta por oscilações compensadas; a medida do movimento à direita é a medida do movimento à esquerda; o ritmo é a compensação.” – O CAIBALION
O Princípio de Causa e Efeito
“Toda a Causa tem seu Efeito, todo Efeito tem sua Causa; tudo acontece de acordo com a Lei; o Acaso é simplesmente um nome dado a uma Lei não reconhecida; há muitos planos de causalidade, porém nada escapa à Lei.” – O CAIBALION
O Princípio de Género
“O Género está em tudo; tudo tem o seu princípio masculino e o seu princípio feminino; o gênero se manifesta em todos os planos.” – O CAIBALION

Os três Iniciados do Caibalion explicam ainda uma questão bastante controversa que atravessou várias épocas e povos. Eles explicam que nada em nosso mundo manifestado é real. Ao contrário, tudo ilusão, móvel e condicional. Mas existe uma realidade que está por detrás de todas as manifestações.
“Sob as aparências do Universo, do Tempo e do Espaço e da Mobilidade, está sempre encoberta a Realidade Substancial: a Verdade fundamental.” – O CAIBALION
Os Se7e Princípios Herméticos, são então as leis que permitem a existência do mundo Imanente, no entanto, só fica claro para quem estuda e reflecte sobre os seus ensinamentos que para entender a ilusão que é o mundo Imanente, precisamos de decifrar essas mesmas chaves – estas designam-se pelas cinco Condições Complementares que têm que existir para que os 7 Princípios se manifestem como leis do mundo Imanente. 

Sem comentários:

Enviar um comentário