quarta-feira, 5 de outubro de 2011

O caminho do INICIADO.


O ser na sua actual condição humana, vive afastado das questões que realmente importam. Quase todos, de forma geral, vivemos  esta vida em função do nosso dia a dia e sempre preocupados com os aspectos que julgamos serem os básicos para a nossa sobrevivência. Quando questionados sobre o tempo que deveríamos dedicar às questões da imortalidade – as questões espirituais, a resposta é quase sempre a mesma: “Não tenho tempo”, “Primeiro preciso me preocupar com as questões básicas de sobrevivência”. Certo é que se olharmos para o que são as nossas questões básicas de sobrevivência, rapidamente concluímos que são tudo menos isso. O nosso egoísmo, a nossa ambição em queremos ter cada vez mais e seguirmos os padrões sociais de consumismo, levam-nos a cegar quanto ao entendimento dos verdadeiros valores e seu equilíbrio.
Se fosse por condições básicas de sobrevivência, então deveríamos olhar para os seres humanos que sob-vivem com verdadeiramente condições básicas, olhando para África, Ásia, América Latina, etc., mas certamente que não poderíamos viver desse modo, no entanto, serviria para percebermos o que são condições bem básicas.
Esta ambição leva-nos a todos os males que padece a humanidade, há quem pense que se conseguíssemos terminar com esta característica humana, cessariam todos os fenómenos que levam a humanidade a viver em constante sofrimento, o que muitos entendem e afirmam ser o viver o inferno na terra. Mas até mesmo essa forma de pensar é resultado dos artifícios do ego, pois o que realmente o ser procura é o seu bem-estar pessoal, que cesse o seu sofrimento. Sempre que um ser humano atingiu níveis de conforto material nesta vida, imediatamente deixa de se preocupar verdadeiramente com os designados males do mundo, pois para ele, esses deixaram de ter efeitos sobre si. Então, mesmo sabendo da sua existência, eles existem como que teoricamente, pois os seus efeitos são sobre si e os seus, virtuais.
Difícil é compreender tal atitude, mas não deixa de ser assim. Mais difícil é aceitar que aqueles que compreendendo-a, sabem e têm plena ciência que esta condição humana é fundamental para que a evolução da humanidade enquanto raça imortal se faça.
Poucos são os seres que atingem esse nível de entendimento, pois para que isso aconteça existe um longo caminho a ser percorrido. Esse caminho é essencialmente de auto-transformação do ser através do conhecimento e entendimento de si mesmo, mesmo antes do estudo, entendimento e compreensão dos seus semelhantes e do mundo que o rodeia.  
O ser espiritual, neste mundo denso, desde o primeiro dia em que inicia a sua busca até atingir os seus mais elevados potenciais permitidos a este seu estado, tem que passar por todo um conjunto de condições humanas que lhe permitam desenvolver esse conjunto de potencialidades que todo o ser trás consigo ao nascimento.
Para que essas condições de vivencias e ensinamentos se concretizem em aprendizagem, é necessário que o ser crie as condições para a sua ocorrência, muitos julgam, porque esperam por elas passivamente que estas condições são obra da sorte, mas os que as conquistam, sabem que elas são adquiridas com esforço, entrega e dedicação constantes. Nada aqui é fruto do acaso ou da sorte.
Assim ao ser que atinge tal estado de ciência, no esoterismo, designamos por iniciado, mas para atingir tal nível e são poucos que o atingem, o candidato inicia-se enquanto busca-dor na procura do caminho. Quando atinge parte do nível de ciência que lhe permite entender, interpretar e lidar com parte dos mistérios do Cosmos, ai ele passa a ver este mundo Imanente sob a perspectiva do que se designa pelos olhos do peregrino da senda. Só muito depois de muitas vivencias e experiências acumuladas alguns seres que vêm ao mundo denso e por todo um conjunto de circunstancia divinas, chegam ao estado de iniciado.
Potencialmente o ser que atinge este nível em alguma reencarnação, já teve que se ter vindo preparando em outra (s)  encarnações, pois não é possível que um espírito esteja preparado para tal evolução enquanto ser encarnado numa só. Por isso no esoterismo designamos como “circunstancias divinas”, pois este trabalho é um culminar da evolução espiritual, quer repetido já neste mundo denso noutras reencarnações, quer nos seguintes planos subtis, onde esse espírito permanece, se preparando para sua evolução e consequentemente para as sucessivas reencarnações necessárias.
Como podemos entender e saber interpretar o estado próximo do derradeiro estado final para o nível de iniciado?
O ser encarnado que está próximo, ou mesmo, sem ter noção disso ainda, já seja um  iniciado, é aquele que apresenta um conjunto de experiencias e vivencias que quase ninguém gosta de ter vivenciado, pois estas apresentam-se como tudo o que o ser humano considera desagradáveis, violentas, desconfortáveis, desumanas, indesejáveis, etc. Aqueles que presumivelmente atingirão nesta encarnação tal estado, ao longo dessa sua vida terrena, passarão por experiencias extremas, levando-o a experimentar e ter ciência de tudo, principalmente das designadas polaridades de tudo o que o mundo Imanente apresenta.
Viverá como rei e como mendigo.
Passará cenários de guerras e paz.
Conhecerá os mais belos prazeres do mundo material e os seus opostos.
Saberá o que é o mais profundo amor, mas também seu oposto. Quer dele em relação aos outros, quer dos outros a si.   
Conhecerá a saúde e a doença, entendendo-as.
Entenderá o dom do nascimento e da morte.
Conhecerá a desilusão profunda, quando entender a ilusão.
Sentirá na pele as mais atrozes reacções do ser humano, mas também as mais belas vindas dos seus sentimentos.
Mas acima de tudo conhecer-se-á a si, antes de tentar compreender os seus semelhantes e os fenómenos do mundo Imanente.
Entenderá o seus semelhantes e o seu mundo. Compreenderá plenamente todos os porquês.
Carregando consigo todo o peso do mundo nos seus ombros, permanecerá sempre sereno,  mesmo colocado perante situações e eventos que para o comum dos seres seriam insuportáveis. Pois o iniciado conhece na essência a verdade única que por limitação do ser teve de se fragmentar para dar lugar  ao mundo Imanente com o objectivo de o servir no seu caminho de regresso ao seu verdadeiro lar. 

Sem comentários:

Enviar um comentário