domingo, 2 de outubro de 2011

Os grandes temas Herméticos e seus Iniciados – Apolónio de Tiana


Apolónio de Tiana – Foi contemporâneo de Jesus Cristo, sendo a sua região de influencia toda a zona mediterrânica. Como aconteceu  com todo os enviados, a sua mensagem também foi deturpada e adulterada pelo poder oculto, em prol do seu interesse.
À semelhança do sucedido com a vinda de Cristo, também a vinda de Apolónio e outros Iniciados estava anunciada e era conhecida por muitos. As suas mensagens, embora transmitidas de forma velada, vinham ao mundo com o objectivo de chegar a todos os que a quisessem receber, pois estas trazem consigo o conhecimento necessário para a libertação do ser quanto ao seu aspecto imortal – enquanto espírito.
Apolónio de Tiana, condensou no Nuctemeron o essencial da sua mensagem, obviamente que à semelhança de outras grandes obras do Hermetismo, como as que contem a mensagem de Hermes, também esta foi objecto de falsificações, falsas interpretações e tentativa de aniquilação dos escritos originais, tudo isto na tentativa de ocultar do ser a verdade sobre o caminho e mensagem para a libertação.
Nuctemeron que significa, “o dia de Deus que resplandece nas trevas” ou “o Deus que está aprisionado em nosso microcosmo”. Esse “dia” está dividido em doze horas ou degraus, e cada hora encerra uma instrução concreta quanto ao modo pelo qual cada candidato pode realizar o “dia de Deus”. Em suma, é um método, um caminho para a completa libertação do ser.
Para estudar, entender e interpretar o Nuctemeron será bom referir que Apolónio de Tiana é considerado o mais importante pensador | filosofo neo-pitagórico da corrente esotérica. Esta referencia servirá os interessados para alinhar o seu enigmático raciocínio  com as mensagens a descodificar que estão contidas nas doze horas.
No mesmo sentido esta obra e o seu autor são influenciados também pelos escritos e ensinamentos do Hermes e da corrente preconizada pelo Hermetismo. Assim, será importante ter em conta o Caibalion, consequentemente e não coincidentemente os doze Princípios Herméticos nele contidos, os sete Princípios do conhecimento comum e os cinco Complementares ocultos.  

Primeira hora
Na unidade os demónios entoam louvor a Deus; eles perdem a maldade e a ira.

Segunda Hora
Mediante a dualidade, os peixes do zodíaco entoam louvor a Deus, as serpentes ígneas entrelaçam-se em torno do caduceu, e o relâmpago torna-se harmonioso.

Terceira Hora
As serpentes do caduceu de Hermes entre­laçam-se três vezes, Cérbero escancara suas três bocarras, e o fogo entoa louvor a Deus mediante as três línguas do relâmpago.

Quarta Hora
Na Quarta Hora a alma regressa da visita aos túmulos. É o momento em que as lanternas mágicas são acesas nos quatro cantos dos círculos. É a hora dos sortilégios e das ilusões.

Quinta Hora
A voz das grandes águas entoa louvor ao Deus das esferas celestiais.

Sexta Hora
O espírito permanece impassível, ele vê os monstros infernais marchar contra si e está sem medo.

Sétima Hora
 Um fogo que dá vida a todos os seres animados é dirigido pela vontade de seres humanos puros. O iniciado estende a mão, e o grande sofrimento transforma-se em paz.
Oitava Hora
As estrelas conversam entre si. A alma dos sóis responde ao suspiro das flores. Correntes de harmonia interligam todos os seres da natureza.

Nona Hora
O número que não deve ser revelado.

Décima Hora
A chave do ciclo astronómico e do movimento circular da vida do ser humano.

Decima Primeira Hora
As asas dos génios movimentam-se com misterioso rumorejar. Eles voam de esfera a
esfera e levam de mundo em mundo as mensagens de Deus.

Decima Segunda Hora
Aqui se realizam, pelo fogo, as obras da luz eterna.

Sem comentários:

Enviar um comentário