segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Importa saber o que levamos da vida.



Um dia, um Busca-dor – peregrino da senda, viajou para um pais distante onde sabia viver um mestre que ele pretendia conhecer e dele receber alguns ensinamentos.
Ao chegar a esse país, sua impaciência era tanta que nem foi directo para o hotel deixar a mala, saindo do aeroporto, pegou um táxi e foi directo para o endereço onde vivia esse grande mestre.
Chegado na rua, o táxi o deixou, à porta onde vivia tão nobre ser. Ele olhando, reparou que era um prédio bem humilde. Entrou nele e procurou a porta onde sabia encontrar o seu mestre. Frente a ela, bateu na porta e de dentro uma voz serena, mas audível, mandou ele entrar.
- Entre. – disse a voz vinda de dentro.
Empurrando a porta, esta se abriu, parecendo que lhe estaria esperando, já entreaberta. Ao transpor a porta, se deu com um pequeno quarto, bem simples e praticamente sem mobília. Nele havia, para alem do homem que se encontrava sentado na única cadeira existente, uma cama  e um lavatório sem agua corrente, onde junto deles estava um pequeno recipiente que continha agua. Esta era a mobília toda que este quarto continha. O homem que se encontrava ali, fez um gesto no sentido de ele se aproximar.
Ele deu dois passos em frente e se apresentou, pois tinha escrito ao mestre para saber se este o receberia, assim ele sabia de sua chegada nesse dia. Aturdido com a simplicidade em que vivia seu mestre e sem querer acreditar, perguntou:

- Mestre, estas são todas suas pertenças? Você vive só com estes bens?
O mestre, sem mostrar qualquer espanto, lhe respondeu, perguntando:
- E você. Nessa mala estão todas as sua pertenças?
Ai ele de imediato respondeu:
- Mas mestre eu estou aqui de passagem.
Ao que o mestre no seu tom de voz calmo, mas bem audível, respondeu:
- Eu também, estou aqui de passagem, eu também.

Sem comentários:

Enviar um comentário