quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Intuição – O Instrumento de estudo Hermético.


“A fé está para o Hermetismo como a teoria para a ciência, depois de exposta deve ser experimentada” AC


Falar sobre intuição é um tema vasto e que pode significar vários tipos de entendimento ou seja, para muitos, intuição é apenas algo inexplicável, já para outros, nem isso chega a ser. Por exemplo, nas religiões, muitos confundem intuição com o sentimento de fé – sendo este ultimo, uma mescla inexplicável de medos, incapacidades de entendimento e outros sentires que levam o ser humano a se sentir tão incapaz, tão ultrapassado perante tais necessidades de interpretações, levando-o a entregar toda os questionamentos ao fenómeno a que as religiões passaram a designar de fé.

Ora fé, nestas circunstancias, é na verdade um placebo mental para a ignorância, devendo aqui entender ignorância por falta de cientificação, falta de pleno entendimento de qualquer ato, evento, fenómeno.

Para muitas correntes místicas autenticas, intuição, tem um sentido mais próximo da plenitude que o estudo hermético lhe atribui, mesmo assim ficam aquém de todo o processo levado acabo pelo procedimento hermético para o pleno entendimento, aquilo a que o Hermetismo designa por cientificação.

Para a V\O\H\ e não podemos falar em nome do todo o Hermetismo ou de todos os estudantes, a intuição é na verdade um canal aberto, um caminho mais direto entre a mente e a MENTE. Ela, intuição, se manifesta sempre que conseguimos parar o ruido que existe permanentemente entre as duas - mente e MENTE. Para isso existem várias formas de fazer acontecer, umas são criadas conscientemente pelo ser através, por exemplo, da meditação ou estados induzidos de elevação de consciência, usando variados métodos. Outras vezes, surgem de forma natural, como que espontaneamente, pensamos nós. Na verdade, esta ultima forma de intuição espontânea, é apenas, resultado da criação de um conjunto de circunstancias que ocorrem sem serem programadas conscientemente, mas a sua ocorrência é criada por um conjunto circunstancial de condições fisiológicas e mentais para que o processo de ligação |intuição se realize. Assim, em bom rigor, esta ultima forma de conexão da mente à MENTE, não é ao acaso, mas sim, porque, por acaso se reuniram algumas condições para que ela se realizasse, embora o ser não as tenha realizado conscientemente.

Vamos fazer agora uma revelação importante.  No Hermetismo o estudo é um processo muito para alem do entendimento filosófico, sendo o seu objetivo final, o que se designa de processo de “consumação | consolidação ou cientificação plena”. Para levar a cabo tal processo de cientificação, existem vários modus operandi capazes de atingir os resultados pretendidos, mas o trabalho de investigação, podendo ser diferente, de estudante para estudante, tem sempre uma componente comum uma profunda entrega e empenho total. Dentro das metodologias comuns, está o processo pelo qual qualquer modus operandi se sustentabiliza – o registo.

Assim, o estudante de hermetismo, deve criar um registo onde anote todas as suas experiências  todos os detalhes que consegue perceber no momento em que esses estados de consciência se verificam, em algum tempo, recolhendo essas anotações, estudando elas, poderá encontrar os fatores mentais e fisiológicos que melhor criam, no seu caso particular, o estado ideal para que esses processos de ligação intuitiva se realizem. Desta forma, consegue criar os seus próprios processos, pois os melhores métodos de conexão ao “É”, para cada um de nós, é certamente diferente. Os estudantes mais avançados, desenvolvem os seus próprios métodos e são esses métodos que muitos outros, mais tarde usam. No entanto, os mais adequados são sempre aqueles que funcionam de forma natural em nós, para isso basta o estudante, levar a cabo um procedimento cientifico autentico – anotando, testando e concluindo, tal e qual um qualquer cientista faz no seu humilde laboratório, em suas experimentações que leva cabo para a confirmação cientifica de uma qualquer teoria.

O estudo Hermético tem por base, três fases; 1ª - Estudo filosófico e reflexão | 2ª –Experimentação | 3ª -  Consolidação ou Cientificação.  Estas três fases, nos levam para alem do simples entendimento teórico, por mais profundo que ele seja, é simplesmente teórico ou filosófico. Só assim se realiza a verdadeira assimilação do SABER que nos leva a entender em plenitude o QUERER e por sua vez nos permite ter acesso ao PODER - a cientificação plena.

Cientificação para o Hermetismo significa muito mais do que os Busca-dores percebem na sua primeira fase de estudo, pois quase todos entendem que esse processo fica apenas no entendimento teórico e filosófico. Não é verdade, pois o entendimento teórico, a reflexão filosófica é apenas aquilo que na ciência se designa por isso mesmo – teoria cientifica e nas religiões se chamam muitas vezes de fé. A filosofia, a reflexão teórica através da leitura e estudos dos temas Herméticos, são a primeira fase da cientificação de qualquer matéria | processo | saber | nível de consciência geral ou especifico. A partir deste primeiro nível deve o estudante Hermético iniciar o segundo e terceiro processo no caminho da cientificação.

1 comentário:

  1. Gostei muito do texto, estava procurando algo sobre intuição e um modo de explorá-la. Acredito que de tudo que tenha lido, este foi um que mais me identifiquei.

    ResponderEliminar