domingo, 15 de julho de 2012

Hermetismo - Ciência ou Religião!?


A completude que o ser humano procura apaziguar permanentemente, só se resolve, quando  ela próprio entende que toda a inquietude pela que é assolado, é na verdade um chamamento do seu EU-ESPIRITO ao seu eu-mente. Este chamamento tem como único pedido, do EU ao eu, que desperte.
Nesse momento todo o ser humano inicia um processo de busca, de tentativa de compreender. Uns fazem-no através da ciência, outros através das religiões, ainda há aqueles que procuram outros caminhos místicos. Na realidade qualquer um deles é sempre positivo, pois representa o despertar para a busca, representa o estar atentando e ter ouvido o chamamento do seu EU.  
Todos os caminhos são válidos, pois todos levam a algum lugar e desde que o busca-dor seja sincero, essa pureza na busca, o levará mais tarde ou mais cedo à seu verdadeiro destino. A única diferença de todos os caminhos tem sempre que ver com o tempo, o numero de reencarnações que levamos para atingir tal objetivo. Daí podermos afirmar que uns são mais positivos que outros, pois despertam o ser mais rápido do que outros.
Por vezes não entendemos porque alguns seres não sendo crentes, mas são cultos, letrados e bastante desenvolvidos em temas científicos. O mesmo podemos dizer de seres que sendo muito crentes, muito espiritualizados, nada querem perceber sobre o entendimento científicos de todos os fenómenos que envolvem a vida e o cosmos. Enquanto que para o primeiro grupo só a ciência explica tudo, para o segundo, só a sua fé, é a verdade. As estes dois grupos ainda se pode juntar mais dois, o terceiro que vive na acídia pura e um quarto grupo que sabem que a verdadeira resposta está em todos eles, até, no exemplo, que o terceiro grupo estabelece.
Se olharmos para a vida | esta encarnação que vivemos e a virmos como uma escola, ou parte de um processo de aprendizagem, então podemos entender melhor o comportamento destes diferentes grupos. Na verdade cada dos dois primeiros, está a levar a cabo o estudo de determinados graus | temas que serão necessários para sua formatura final, já o terceiro estando em processo de negação, está também a fazer algo que é importante  para a formatura – um interregno, quer seja entendido bem ou não, no final, será sempre positivo, pois o ser que o faz, necessita dele.
Outros, como no caso do quarto grupo, estão num processo de conciliação e consolidação das aprendizagens | aprendizados, quase como se de uma pós-graduação se tratasse.   Só quando se percebe que no conhecimento contido nas várias fontes em que a humanidade se suporta, só nesse momento, a verdadeira LUZ e o entendimento pleno se concretiza, cristalizado na SABEDORIA ETERNA.
Este trabalho é preconizado pelo Hermetismo. As disciplinas contidas no conhecimento Hermético, agem dentro da zona de interação que a ciência e as religiões têm relutância em agir. Mas é nessa zona inexplorada que a conciliação do entendimento do COSMOS e dos seus fenómenos se realiza. Só o pensamento dogmático, quer de uns, quer de outros, lhes criam limites para que tanto crentes religiosos, como cientistas, não avancem alem do que são as limitadas respostas contidas só numa ou noutra fonte de saber.  Desta forma perdendo assim a possibilidade de entender em plenitude qualquer assunto ou questionamento que a Humanidade tem vindo a levantar ao longo da sua existência.
Podemos pois afirmar que todos os caminhos são positivos, levarão o ser ao seu destino, mas um dia, todos nós teremos que enfrentar a derradeira matéria curricular que o curso que é a vida | a roda das encarnações, nos propõem – estudar na zona de desconforto na perspetiva dogmática. Estudar e questionar os assuntos que estão ocultos da religiões e das ciências, mas que na verdade são esses temas e conhecimentos que conciliam definitivamente as duas fontes de conhecimentos, é o verdadeiro trabalho que o Hermetismo propõem à HUMANIDADE.
Este é o papel que o Hermetismo verdadeiro estabelece com o busca-dor sincero. Através do seu estudo, adentramos nas zonas “sombra” que a humanidade tem fingido que não existem. Sempre por motivos pouco positivos, estes conhecimentos tem sido afastados do ser humano, quer para que o seu atraso na libertação se mantenha, quer para que se vislumbre, pelas forças involutivas, a possibilidade improvável da Humanidade enquanto coletivo-espirito se manter eternamente aprisionada da sua própria condição de salvação que é o UNIVERSO CREADO. CREAÇÃO que o PODER SUPERIOR | DEUS teve que materializar, como uma rede de proteção | SALVAÇÃO para que os espíritos em queda, não caíssem ainda mais. 

1 comentário:

  1. Bom texto...a verdade não cabe numa caixa...só seus fragmentos...a verdade é infinita e esta envolta em mistérios, que só poderemos acessar quando nos abrirmos sem julgar...sabendo que na verdade nada sabemos...A ciência nos mostra isso o tempo todo.

    ResponderEliminar