sexta-feira, 26 de agosto de 2011

V.erdadeiro O. H.ermetismo

O Hermetismo é velado, mas nunca foi fechado. Sendo que o facto da sua discrição tinha e tem haver com a as perseguições que eram feitas aos seus iniciados/estudantes.

Conversar abertamente sobre o tema pode e deve ser feito nos locais adequados e este é um deles. Obviamente que existem temas dentro do Hermetismo que não devem ser transmitidos directamente, pois deve ser o estudante a adquirir esse conhecimento, através do estudo, dedução, reflexão e intuição. Porque todos somos seres individuais, também tendemos mais a dar valore ao que adquirimos por nós, do que o que nos é dado directamente como ensinamento.
Para que o conhecimento se consolide de facto, é necessário que o estudante interiorize profundamente esse conhecimento e que experimente esses ensinamentos. Pois as ciências Herméticas, não se ficam pela filosofia, mas também através dela, passam à experimentação ciente dos conhecimentos através dos fenómenos que estuda.

Todos os ramos místicos, desde que verdadeiros e autênticos são benéficos para a nossa evolução espiritual, pois é disso que se trata.
No Ocidente, todos os ramos filosóficos, escolas de mistérios, religiões, doutrinas mística, etc., foram influenciados pelo Hermetismo, ou seja, o Hermetismo de uma forma ou outra é a base de todo o conhecimento dito oculto, esotérico ou místico. Aqui oculto significando o que a ciência dita normal ainda não aceita, entende ou estuda. No entanto, relembro que por exemplo, muito do conhecimento do Hermetismo, estudado por nós há séculos, tem vindo a ser aceite e entendido finalmente pela dita ciência tradicional. Veja-se o caso da física quântica, a teoria das cordas e super cordas, da relatividade, teoria-M, etc., etc. Nada disto é estranho, ou deixa perplexo um estudante Hermético, pois os ensinamentos que recebe, desde os primeiros graus ou câmaras, ensinam isso e muito mais, esse muito mais a ciência tradicional, com o devido tempo, lá chegará.
Também não é por acaso que se diz que os grandes cientistas, aqueles verdadeiramente revolucionários na forma de pensar, eram vulgares estudantes nas matérias ditas tradicionais, obviamente que estes estavam para lá, desses conhecimentos.
O Hermetismo, nos seus vários ramos, tem sido de forma discreta, um dos grandes instrumentos de auxilio na evolução material e espiritual da Humanidade, só não é de forma mais mediática, porque a maioria da humanidade, ainda não está preparada para acesso directo a alguns dos seus mais avançados conhecimentos, mas toda ela tem beneficiado desses conhecimentos, através das ditas descobertas, teorias, estudos dos seus estudantes e iniciados.
Os Hermetistas não gostam de se vangloriar dos seus feitos, caso assim não fosse, haveria muitos a reivindicar muito do que tem sido a evolução do mundo e da humanidade, essa é e será sempre a primeira característica de um estudante ou iniciado em Hermetismo. Outra inconfundível, é a absoluta convicção que nada nem ninguém conhece a verdade absoluta e que todas sendo meias verdades, também são meias mentiras, por isso, citando um Hermetista que todos conhecemos;
"Todas as religiões são verdadeiras, são boas, são como palavras ditam em várias línguas." Fernando Pessoa

O primeiro grande ensinamento do Hermetismo é a liberdade dos seus iniciados. Certamente que existem conhecimentos esotéricos que não se comentam publicamente, no entanto, não se faz, porque o estudante decide não fazer, não porque lhe seja proibido de fazer. Ai está uma grande diferença entre as verdadeiras Escolas/Ordens e as outras. A minha evolução enquanto estudante, depende da forma como eu próprio lido comigo próprio, antes mesmo, da forma de como lido com os outros. Significando que se eu estiver seguro do que faço e dos motivos pelos que o faço, então sei que é certo e não restarão "apegos" , "pesos de consciência".


A minha Ordem não tem graus instituídos por mestres, assim como também não tem mestres neste plano físico, apenas instrutores que auxiliam os busca-dores na primeira fase, até às portas do templo. Esses instrutores auxiliam o busca-dor até que ele aceda directamente à Egrégora da Ordem, os graus e insígnias são atribuídos pela competência e capacidade espiritual e “entregues” no plano multidimensional. Só quem consegue aceder aos conhecimentos das câmaras no plano subtil, tem acesso aos graus seguintes.
Na minha ordem não há qualquer tipo de pagamento, nem hierarquia administrativa, assim não temos sedes físicas, pois isso incorpora despesas que obrigam a cobrar valores pecuniários para colmatar esse tipo de custos.
A minha Ordem, é a escola de mistérios do ramo Hermético, mais antiga e nunca deixou de manter actividade ao longo de muitos séculos, seus membros são admitidos em função das suas capacidades esotéricas e do seu empenho e não por alguns outros motivos normalmente usados por outras Ordens ou Escolas.
Assim o estudante na minha Ordem é livre só respondendo perante a sua própria Egrégora e auxiliado pelo seu V. Instrutor que a todo o momento está em sintonia com o estudante e que conhece as nossas acções. Em função delas somos permanentemente avaliados, disso dependendo o nosso grau e ascensão espiritual.
Quem sabe de facto o que é a essência do Hermetismo, sabe também que um estudante, iniciado, está livre dos preconceitos que os códigos religiosos, sociais e culturais incutem no ser. Podendo isto ser algo difícil de compreender para quem não estuda e entende as ciências Herméticas, mas para quem as conhece e domina, certamente não se choca e entende o ser liberto de preconceitos e códigos que foram criados para manter os seres humanos sob controle e na ignorância.

É certo que os conhecimentos esotéricos devem ser velados, mas velados não significa, como muitos mal-interpretam, sonegados, escondidos de todos os que nós (elite) julgamos serem os não merecedores. Só este comportamento já revela elitismo e corrupção espiritual, assim os conhecimentos esotéricos devem ser velados, cuidados na sua entrega a outros, mas a partir do momento em que o outro prove que está preparado para cuidar bem deles, eles devem ser entregues, como um dia nos foram entregues a nós.
Está é a minha Ordem, professamos o conhecimento e a verdade como uma das faces de DEUS – O PODER SUPERIOR e como tal, esta está em toda a parte e é de todos. Assim, basta que o ser a mereça, reconhecendo-a para que os tenha, com legitimo direito.

"Quando os ouvidos estiverem preparados, virão os lábios da sabedoria" Um Iniciado

Sem comentários:

Enviar um comentário