sexta-feira, 1 de julho de 2011

O caminho faz-se…caminhando…

No plano espiritual, a luta interminável que o ser tem que levar ao longo da sua vida, não termina quando este descobriu o verdadeiro caminho, muito pelo contrário, pois a partir desse início de caminho, tudo de torna mais difícil.
Ao descobrir o caminho, o ser torna-se Busca-dor e inicia um percurso que o levará numa etapa importante a caminho do seu desenvolvimento espiritual, ainda não-ciente, mas ávido de respostas que saciem de vez sua sede e sosseguem o seu coração.
Se até aqui o Busca-dor caminhava pela vida, neste plano físico, sem ciência do que de facto o Mundo Imanente significava, a partir daqui, o até então Busca-dor, passa a carregar consigo, todos os pecados e virtudes, todas as compaixões, todos os medos, ódios, desilusões, amores e desamores, alegrias e tristezas, bondade e maldade, ânimo e desânimo do mundo…pois a partir daqui ele torna-se o Peregrino da Senda.
O Peregrino da Senda sente e entende todo o seu semelhante não-ciente, pois ele mesmo já esteve nessa mesma condição. É uma nova etapa, a de Peregrino da Senda, pois enquanto Busca-dor, aprendemos a eliminar a carapaça de egocentrismo que nos caracteriza enquanto ser humanos não-cientes e esta nova condição de Peregrino da Senda, permite-nos ver o Mundo Imanente e todos os seus fenómenos sem este véu do Ego. O que torna tudo muito diferente, pois o mundo deixa de ser visto na nossa limitada perspectiva e passa a ver vista na sua efectiva realidade.
O Peregrino leva todo o peso do mundo nas costas, pois ele conhece a verdade, essa verdade faz-lhe perceber quão longe a humanidade está da evolução para a etapa seguinte. Para isso a ele basta-lhe observar o dia-a-dia dos seus semelhantes e ver o estádio em que todos nos encontramos e ai ele deprime-se, entristece-se com o mundo. Mas eleva-se a planos superiores e sente como o PODER SUPERIOR é paciente, como o PAI teve, tem e terá, a imensa SABEDORIA para transformar vulgares pedras em diamantes, numa perfeita alquimia do AMOR.
Neste acto de elevação, ele redobra sua energia para poder continuar enquanto ser limitado, mesmo que ciente de tudo, enquanto ser limitado pelo seu estado físico actual, ele ganha a força do PODER SUPERIOR e juntando-lhe a humildade necessária do ser inferior, desta forma, continua a sua peregrinação pela senda, aquela que o levará à próxima etapa do seu crescimento enquanto ser imortal, desejando ardentemente que os seus semelhantes o sigam.

Sem comentários:

Enviar um comentário