terça-feira, 10 de maio de 2011

Lei Universal da Causalidade

O Universo é perfeito, tende sempre a equilibrar-se. Se lhe damos coisas más, recebemos coisas más. Se lhe damos coisas boas, recebemos coisas boas.

A isto chama-se o principio Universal da Causalidade. Toda a causa tem um efeito e todo o efeito tem uma causa. Nada, nem ninguém pode evitar esta lei é ela a responsável pelo equilíbrio Universal. No Universo tudo está em equilíbrio, se lhe damos coisa más, receberemos na mesmo proporção, ele tende a equilibrar-se, mas o vice-versa também é verdade.

Por isso o Hermetismo diz que nada é fruto do destino, essa coisa que chamamos destino, não existe. Tudo é fruto de um conjunto de Leis Universais e são elas que sustentam tudo, assim como através delas podemos compreender todos os fenómenos Universais.

São 7 as leis Universais?, quem as conhece e domina, domina o seu próprio destino. Mas conhece-las não basta, é preciso senti-las, saber vê-las e liga-las aos fenómenos do nosso dia-a-dia.

Nessa frase, também está implícito outro dos 7? princípios ou leis. O principio Mental. No Universo tudo é mente. A cosmo-consciência não é mais do que isso. Por isso se diz que o Universo é Mental....e ai talvez estejamos já a falar de um conceito próximo de Deus e do que ele é verdadeiramente.

Mas é preciso todo um trajecto de vida para chegar aqui. Diz um dos grandes mestres: "Só quando os ouvidos estão preparados, virão os lábios da sabedoria." Todos nós temos o nosso ritmo e as nossas necessidades de saciar de conhecimento e toda essa necessidade um dia falará mais alto, ao ponto de a conseguirmos finalmente ouvir – a isso chama-se estar preparado.

O caminho da busca e do busca-dor deve ser individual. Tendemos a acreditar mais no que descobrimos por nós próprios do que o que nos é dado de " bandeja".

Senhores dos nossos destinos - só aqueles que têm consciência do que aqui estamos a falar. Por isso, até certo ponto se diz que "não somos donos do nosso destino..." isto aplica-se aos que não conhecem e não dominam as leis Universais. Pois quem não as conhece ou não domina, é levado por elas, ao seu sabor, como um barco é deriva sem vela, remos, leme e sem motor.

Estas leis não se criam, pois foram criadas com a própria criação do Universo. Sem elas não existiria o próprio Universo. As outras leis, ficam para os Homens, ai eu não quero ter nada....

Sem comentários:

Enviar um comentário