sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Numerologia, Geometria, Quadrados Mágicos e Simbologia Cabalística contida no “Natal, o significado perdido”

"O único mistério do universo é o mais e não o menos ". Fernando Pessoa


Os pitagóricos sempre que possível procuravam representar, por números e desenhos geométricos, as leis e os segredos da natureza, associando ideias através dos números e os representando geometricamente. Esse procedimento tinha em vista facilitar a compreensão dos princípios metafísicos. Em parte isto pode ser considerado verdade – a visão espacial de um problema metafísico torna-o bem mais compreensível – mas existem outras razões bem mais importantes que levam os Iniciados a evitar o ensinamento direto. 

Entre os sistemas de linguagem velada podem-se usar os números e as formas geométricas com vantagens, pois elas não requerem chaves de interpretação alguma, é apenas preciso se ter alguns conhecimentos básicos, saber raciocinar, e tudo se torna claro através dos números. Vale salientar que há uma lei oculta nos números que leva a mente a penetrar nos mistérios inerentes. Conhecendo-se alguns elementos básicos de um sistema numérico, ou geométrico, ao se pensar nas relações dos números, logo o conhecimento se autorrevela. Quando no esoterismo se usa uma forma de expressão por palavras, há necessidade de códigos de decifração e sendo assim, está sujeita interpretação equivocada. Por outro lado os números e as figuras geométricas falam por si, são o que são. 

Por esse motivo, entre outros sistemas, os cabalistas e especialmente os pitagóricos, baseados em conhecimentos milenares, optam pelo sistema metafísico numérico e disto derivou a numerologia tal como é hoje conhecida. Pensa-se que a numerologia é um sistema esotérico, quando na verdade ele não é um sistema em si, mas sim um método utilizado por algumas escolas iniciáticas, em especial a Cabalística e Pitagórica, para o entendimento dos princípios que respondem pela natureza do mundo imanente. 

Existem todo o tipo de representações geométricas ligadas à natureza e as leis do universo e, portanto torna-se mais fácil aceitar que também os números, não são apenas elementos usados com a única finalidade de contar coisas. Na realidade eles trazem conhecimentos inerentes, contêm em si desde a origem das coisas até as leis mais simples com que lidamos no dia-a-dia. Por detrás do contar existe o revelar no sistema de numeração. Baseado nisto é que a escola pitagórica se tornou numa escola de ensinamentos esotéricos de grande respeito no mundo, especialmente entre os altos iniciados. 

Todos os mistérios do universo estão contidos nos números assim também todas as leis e princípios. Grande parte desse conhecimento já existe registrado ao nível de subconsciente, algo adquirido em outras encarnações. Assim não é preciso que a pessoa saiba o significado dos números para que um poder seja desencadeado, ele manifesta-se naturalmente desde que haja um estímulo preciso. Quando o discípulo aprende os “mistérios dos números” a capacidade de usá-los torna-se algo automático. Então esse resultado surge na mente da pessoa como um afloramento, como uma intuição, no momento exato.

O mesmo acontece com referência aos poderes ocultos da geometria a até dos designados quadrados mágicos. Estes, são sistemas de suporte que mesclam numerologia, geometria e a própria ciência da simbologia contida no que representa graficamente a construção visual desses conjuntos ou/e imagens.
Estes quatro métodos, juntos, na verdade, representam um único sistema, uma linguagem velada, e é a partir dela que poderemos desvelar o significado contido na imagem composta que propomos para estudo e reflexão, com o título – “Natal, o significado perdido”.

1:2
2
:.:
4
::
6:8
.
9
:.:
7:3
:.:
1

 Para tal, se faz necessário usar dos vários níveis de interpretação descritos anteriormente, aplicando eles ao esquema apresentado. Um primeiro contido no significado dos números, um segundo que se refere à representatividade da geometria sagrada, aqui usada através dos pontos, um terceiro usado na matriz dos quadros mágicos que esses pontos formam, e ainda um quarto que relaciona todos estes, pela forma e posição em que se apresentam, no seu conjunto, através do que simbolicamente toda essa imagem representa.

Recorde o buscador(a) que para a correta leitura do seu significado e interpretação, ao conjunto destes métodos que juntos por si representam um sistema, deve ser aplicado de forma esquemática, a metodologia conhecida na atualidade na matemática moderna, quando numa determinada equação, se eleva um numero a uma determinada potencia, ou seja, neste caso concreto, o verdadeiro resultado de sua interpretação, se encontra aplicado, não no significado simples da numerologia esotérica de Pitágoras e nos quadrados mágicos de Salomão, como muitos conhecem, mas sim, para retirar seu pleno entendimento, se faz necessário aplicar e relacionar tal significado com os planos esquemáticos da própria Arvore da Vida.

É a aplicação esquemática da Arvore da Vida que nos permite, relacionar as várias linguagens e retirar do conjunto de significados dos vários métodos isolados, a mensagem que surge da sua composição contida na Arte da Simbologia Arcana.  

Para auxiliar o estudante, poderemos dizer que existe um profundo significado esotérico na NATALIDADE (NATAL+IDADE) e esse significado é anterior à presença física do próprio Jesus da Nazaré na terra. Ele próprio passou pela INICIAÇÃO que está oculta no significado do NATAL. Isso mesmo que acabo de afirmar. O significado remoto do NATAL, existe desde a civilização Atlante e foi levada para as Escolas de Mistérios Egípcias, onde foi preservada até aos dias de hoje, pelos autênticos ensinos herméticos. O esquema que está exposto aqui, representa a simbologia esquemática cabalística hermética, de um dos mais elevados ATOS INICIÁTICOS das antigas Escolas de Mistérios, também usada pela linha Gnóstica dos Essénios onde Jesus da Nazaré foi iniciado.

No estudo Hermético, existe um axioma que explica na perfeição o resultado desta ALTA INICIAÇÃO - "Estar no mundo sem pertencer ao mundo." Outra frase que tem especial significado esotérico, mas que sua interpretação é levada para o simples significado exotérico, também se relaciona com o verdadeiro significado "oculto" do Natal e diz - "Natal é sempre que o Homem quiser."

Todo o estudante, que dotado dos conhecimentos básicos necessários, contidos nas várias disciplinas que referenciamos aqui, após profunda introspeção, análise e reflexão, receba o verdadeiro significado, estará vivendo o objetivo dessa mesma NATAL-IDADE esotérica. Estará passando pelo re-nascimento espiritual contido no verdadeiro significado do Natal e nesse momento recebendo enquanto ser no mundo, os DONS que não pertencem a este mundo.

LUZ PARA TODOS, HERMETISMO PARA TODOS. 

“AC” 

Sem comentários:

Enviar um comentário