quinta-feira, 18 de abril de 2013

A Nona Hora – O número que não pode ser revelado.



Afirma Apolónio de Tíana, nos seus mais sublimes ensinamentos, refletidos Nuctemeron que a Nona Hora é o número que não pode ser revelado. Aquele que se inicia como estudante de Hermetismo, na atualidade, espera que o profundo significado destes ensinamentos, tanto no caso de Apolónio, como de outros respeitáveis altos estudantes de Hermetismo, lhe sejam explicados como se de uma qualquer matéria se tratasse.
Na verdade, salvo raras exceções, na atualidade, quase todos os que seguem o caminho da espiritualidade, seguem um caminho que está levando a todos (as) ao mesmo lugar – a lado nenhum. O erro é acreditarmos que a cientificação (profundo entendimento interior, através da experimentação) dos temas espirituais, segue os métodos de outra qualquer aquisição de entendimento exotérico. Para tal os ditos mestres, apresentam modelos teóricos e definições conceptuais para os seus modelos e os seus seguidores, erradamente, se dediquem à memorização dessas teorias e conceitos. Disto resulta um beco sem saída, tão paradoxal, como aqueles que vivem atrelados aos conceitos teológicos religiosos.
Como é possível ensinar espiritualidade, usando unicamente teorias que depois não levam os seus seguidores à constatação de tais exposições teóricas?
Os últimos meses, tenho dedicado grande parte do meu tempo de busca a ouvir oradores / mestres nos seus modelos, cada um deles originado em correntes védicas, herméticas, taoistas, budistas, apoiadas por alguma linguagem mais direcionada para um ou outro grupo de buscadores dentro da humanidade. De tudo o que ouvi, sempre oradores que apresentam ideias teóricas bem interessantes e muito uteis, mas de todos eles, sem exceção, todos os seus modelos ficam vazios de dois importantes instrumentos, a saber;
a.       O enfoque nos objetivos importantes da Libertação do ser-espirito,
b.      A apresentação de metodologias efetivas, capazes de levar o estudante / buscador, a vivenciar por si, as verdades que o levam a essa LIBERTAÇÃO.
Diria mais, não vi em nenhum dos casos que tenho analisado, a abordagem direta sobre o tema central que leva a essa LIBERTAÇÃO, concretamente, o indício que esse oradores / mestres, conheçam de fato a condição oculta no segredo não revelado da Nona Hora de Apolónio de Tíana. Relembro que essa verdade oculta, é transversal a todos os sistemas de ensinamento espiritual, podendo ser usados outros conceitos, outras definições para tal condição oculta, mas o fato é que ela é fundamental para que a LIBERTAÇÃO de qualquer ser-espirito se realize.
Pergunto: Todos esses veneráveis oradores não revelam saber de tal condição, não apresentam métodos para que o buscador perceba que há condições ocultas da existência que sem que ele a vivencie e entenda, nunca se LIBERTARÁ, nunca despertará. Porquê? Desconhecem?
Se não desconhecem, então porque os seus modelos teóricos falham quando é colocada no seu contexto, a verdade que está oculta na Nona Hora?
Veja o buscador que, não conhecendo a verdade que se esconde na Nona Hora, para que perceba a incongruência e enormes falhas dos modelos teóricos que a humanidade tem aprendido como sendo válidos, imagine que tal verdade aqui se aplica como forma de aferir a genuinidade dos dados desse modelo.
Os modelos teóricos são importantes como forma de iniciar a profunda reflexão ou apoiar esse reflexão, quer seja através de palestras, quer seja através de distribuição de conteúdo escrito, no entanto, esse modelos devem conjugar-se com a necessidade de que o estudante / buscador (a) adentre na experimentação, como forma de se cientificar efetivamente sobre o conhecimento exposto nesse modelos, levando ao pleno entendimento, ou seja, à cientificação do ser.
Não há verdade ou realidade pessoal que não seja aquela que conseguimos perceber, por isso, é necessário que saibamos transmitir conhecimentos através de modelos explicativos, mas depois, devemos fornecer os instrumentos para que quem os recebe, eleve o seu nível de entendimento e assim experimente efetivamente esses ensinamentos. Isso é o verdadeiro significado da cientificação e só a partir dela, entenderemos os grandes mistérios e assim poderemos conhecer o caminho da LIBERTAÇÃO.

Sem comentários:

Enviar um comentário