sábado, 2 de fevereiro de 2013

Cloud Atlas - A viagem


Eu já vi duas vezes o filme e para quem estuda esoterismo, sinceramente, deveria ver mais vezes. Eu irei voltar a ver, pois ainda me passaram algumas mensagens que sei que o realizador pretende passar. Os detalhes, os pequenos sinais que surgem, ligando os vários personagens entre vidas (reencarnações) e mesmo a conexão que eles têm com as suas almas gémeas nas sucessivas épocas, não são tão importantes para o espectador perceber as grandes Verdades que importa retirar do filme. Essas ligações apenas tentam dar corpo / suporte para que possam surgir essas outras Verdades, as que importam perceber e que o Hermetismo ensina no seu mais alto nível.
De todas as críticas, análises que vi sobre o filme, nenhuma conseguiu atingir o seu nível de entendimento esotérico. Obvio que os críticos de cinema, sevem para analisar outras perspetivas sobre filme, mas na verdade o valor que este filme tem, está para além da arte cinematográfica tradicional e atinge, uma nova dimensão, pois ele consegue trazer a arte esotérica / Hermética ao seu mais alto nível de ensino, mantendo a qualidade e características do cinema comercial.
Existem um conjunto de filmes que têm sido usados por parte das correntes esotéricas para consolidar determinado nível de cosmo perceção junto dos seus estudantes/iniciados, no entanto, acredito que este filme seja um ponto sem retorno, na forma sutil, como é exposto o conhecimento esotérico de alto nível.
Nele, as ligações que surgem entre vidas e entre seres, são na realidade, levam-nos a perceber que estamos ligados, mas para mim, também são elas que geram de forma angustiante a certeza que todos os que ainda se encontram dentro dos planos de aprisionamento (roda das reencarnações), enquanto aqui estiverem, estarão sempre e permanentemente dependentes das ações dos restantes para a geração do seu futuro, pois as ações de todos, nesta condição, ainda influenciam a todos, mesmo que quase ninguém tenha entendimento sobre tal fato.
Assim, podemos entender dois níveis de envolvimento/consequência entre a causa/efeito, dentro da roda das reencarnações (níveis de aprisionamento) e fora dela, enquanto ser liberto na condição Imanente, ainda. Este filme só trata o primeiro nível e dentro dele, apenas trata das causas/efeitos no nível Malkut da árvore da vida cabalística (plano físico), nem sequer aborda as causas/consequências e sua relação entre planos - do plano físico com os outros planos mais sutis, dentro dos tais níveis de aprisionamento (níveis da reencarnação).
As verdades que apresenta, tanto as que se referem à interdependência que as ações/reações têm no nosso futuro dessa vida ou de outras vidas, assim como as relações com outros seres e nos vários ciclos de vidas passadas, presentes e futuras, como referi, no inicio, são apenas contextuais como forma de dar corpo à materialização do que é, de certa forma, o reino de Malkut e como o espirito aprisionado, se relaciona com ele e com os seus semelhantes que se envolveram nessa mesma condição de SOPHIA. Mas esta é uma perspetiva, sobre uma possibilidade da Verdade, difilmente entendível por todos, no contexto do filme.
Mas esta explicação, para a forma como a existência acontece e para os mistérios que a envolvem, sendo parte importante do enredo do filme, é parte e aqui, uma parte de tem como objetivo materializar ou melhor dar suporte contextual às grandes Verdades esotéricas que estão contidas nele. Não deverei aqui apresenta-las/expô-la, mas gostaria de levantar algumas chamadas de atenção para os estudantes / busca-dores que procuram entender melhor as mensagens importantes que se tenta deixar sutilmente neste filme;
As personagens que repetidamente ao longo de sucessivas vidas, sendo de essência boas, são as que mais influenciadas e “tentadas” são. É a elas que surgem os “demónios criados pela humanidade”….é através do medo, da duvida e dos apegos que são constantemente “tentados”….
Outras há, em várias épocas que têm existência, sempre como instrumentos involutivos, impedindo que algo aconteça no sentido da evolução positiva da Humanidade…..
Outras surgem na humanidade para verter e eternizar nela, simplesmente os sentimentos que apaziguam e dão conforto, como que um tónico/analgésico que mesmo que não retire do sofrimento permanentemente o ser humano (não influencie o livre-arbítrio de cada ser), serve para auxiliar, a melhor suportar esse sofrimento até que um dia, ele – ser-espirito, por si, se liberte. Aqui o papel do AMOR, da ARTE (a musica), etc….
Há outros que sabendo e percebendo parte da história humana, reconhecem o perigo que correm nas ações voluntárias de tentar trazer condições para contrariar o estado condenatório a que a humanidade está relegada…”…mesmo sabendo que são apenas gotas num oceano imenso, também sabem que esse mesmo oceano é na verdade e apenas só uma infinidade de gotas”
Fica também a historia que nos contam ter sido parte do nosso passado, algo que hoje se tem como ocorrências face às profecias do que virá a ser o futuro da humanidade (vale a pena lembrar que este filme trata apenas este plano físico, o Universo Criado)….
Por último e não menos importante, ficas as frases que são realçadas várias vezes:
“Os fracos são a comida dos mais fortes”
“Há uma ORDEM, quem se opõem a essa ordem, será sempre vítima do infortúnio”

Sem comentários:

Enviar um comentário