terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Baphomet e a Ordem do Templo.


A simbologia de Baphomet, tanto para os Templários, como para todo Iniciado na Tradição, tem um significado bem concreto, embora ainda hoje se crie um conjunto de distorções, devido à ignorância dos temas esotéricos e à incapacidade de interpretar as mensagens que os símbolos esotéricos nos transmitem. A figura do bode pode, de fato, ter um significado negativo, mas a simbologia do bode Templário Baphomet tem, como representação, exatamente o oposto. O símbolo positivo parte da verdadeira e antiga Tradição Cabalística, e representa o que os Templários e todos os Iniciados na Tradição entendem dele, enquanto que o símbolo negativo é mais recente, e tem origem nos devaneios e mitos criados pela “santa” inquisição na Idade Média, com o pretexto de atacar a Venerável Ordem do Templo.

Assim, já antes do Egito Antigo, o Bode tem um significado esotérico que, quando apresentado como Baphomet, traz em si o verdadeiro estado de cientificação que qualquer estudante e/ou Iniciado procura compreender e alcançar. A posição das duas mãos face às duas luas representa os caminhos da árvore da vida e a dualidade de todo espírito encarnado. As duas luas representam a coluna da direita e da esquerda da Árvore da Vida, e as indicações que Baphomet faz, apontando às duas, significam a sua consciência face à existência dos caminhos da Cabala – o caminho da mão esquerda e o caminho da mão direita. Estando o ser no estado de Baphomet, estará em perfeito equilíbrio, pois reconhece a existência da sua dualidade, reconhece a existência dos dois caminhos e sabe o que ambos representam. Por ele estar consciente dessa dualidade ele sabe como fazer o caminho mais harmonioso – o caminho do meio.

A simbologia do Pentagrama, quando colocado com uma das pontas para cima, representa a ascensão do espírito, o seu lado de LUZ, enquanto que a colocação dele na posição inversa tem como significado a queda do espírito até as trevas, o seu afastamento da LUZ. No Baphomet da Ordem do Templo, o Pentagrama surge com a ponta para cima, isto representa a ascensão. A tocha, no cume de sua cabeça, representa a supremacia do espírito e mente ILUMINADOS sobre o corpo denso e os planos do aprisionamento, a vitória da mente/espírito sobre a matéria, ao conseguir atingir a ILUMINAÇÃO.

Este traz consigo o símbolo do Caduceu, assumindo, dentro da sua simbologia, que a sua origem reporta à corrente esotérica das Escolas e Ordens Herméticas. Este símbolo em si, com os seus verdadeiros significados esotéricos, é conhecido pelos Iniciados, mas deturpado pelos curiosos sobre estes assuntos, o que leva a muitos dos significados distorcidos que lhe são atribuídos. Na verdade, o Caduceu é apresentado frequentemente, nas simbologias Herméticas, para além da sua inclusão como elemento que completa a figura de Baphomet; é muito comum vê-lo associado ao ser alado que muitos confundem com o Hermes da mitologia Grega.

A simbologia mais velada sobre ele, quando um ser o apresenta na sua posse, remete à indicação do grau esotérico na escala da evolução espiritual de quem o possui. Quando se entende o significado mais velado do Caduceu, diz-se que estamos na posse dele, isso significa que estamos na posse das verdades e do estado de consciência que remete para uma das mais elevadas escalas da evolução espiritual que o ser pode atingir.

O próprio Caduceu oculta em si a verdade sobre a história da Humanidade, e tem gravado simbolicamente as instruções do que fomos, o que somos e como podemos repor o nosso verdadeiro estado.

O conjunto que reúne os chifres, as duas orelhas, a barba e a base da tocha cria dois triângulos, um de vértice para cima e outro de vértice para baixo, os quais, sobrepostos, originam um Hexagrama. Como é do conhecimento esotérico, tal símbolo representa os dois movimentos espirituais – Queda e Ascensão, sendo estes os significados relativo às duas Trindades – o triângulo de vértice para baixo como a trindade da manifestação em Malkut, representando a encarnação do espírito, e o triângulo com o vértice para cima como a trindade da unificação em Kether. Sendo este o sentido esotérico mais conhecido, há, no entanto, um significado mais velado, que está relacionado com a NONA HORA, descrita por Apolônio de Tiana no Nuctemeron – O Número que não pode ser revelado.

Este é o verdadeiro símbolo Templário do Baphomet. No dia em que for plenamente entendido, então o Busca-dor atingiu o estado de ILUMINAÇÃO que sempre procurou, passando a dominar a dualidade, e a ser conhecedor das verdades. Mesmo que ainda limitado e remetido no seu estado de ser-espírito encarnado, ele está preparado.

Sem comentários:

Enviar um comentário