quarta-feira, 8 de maio de 2013

QUEM É DEUS?


Embora algumas teorias esotéricas tenham vindo ao longo dos séculos procurar responder a esta questão, muitas, tornam-se confusas e ganhem por isso incongruências que elas próprias não se dão conta, mesmo havendo muito a aprender com elas. O exemplo típico, é o tema sobre DEUS. Nunca simples, torna-se pouco eficaz para certo nível de consciência ou cientificação falar sobre tal tema, sem antes tratar outros conceitos que podem auxiliar a entender tão transcendente assunto.
Uma das primeiras abordagens que se deverá fazer, para um dia se chegar a refletir de forma fluida sobre “QUEM É DEUS”, é o assunto que trata sobre a mente, no nosso estado atual. Usando a expressão esotérica que afirma: “Conhece-te a ti mesmo” entenderemos que ela significa exatamente, o que acabo de afirmar. Mas normalmente não, queremos iniciar por questões mais transcendentes, primeiro queremos perceber tudo o resto, sem nunca olharmos para dentro de nós. Talvez por receio de ter que defrontar e descobrir o que somos. Mas na verdade se nunca fizermos essa inflexão, se nunca percebermos o que somos, quem somos e como funcionamos, ou seja, como nos damos conta da existência, nunca poderemos perceber os outros, o universo - a existência em si e muito mesmo a sua ORIGEM ou seja, DEUS.
Vejo essa falha em muitas correntes de ensino esotérico. A não preocupação por perceber de forma geral a totalidade do contexto em que temos a existência, mas de seguida, procurar ensinar como deveremos aprender a conhecer e a desenvolver os mecanismos que nos garantem a perceção da existência, neste e noutros planos. Para isso é necessário recorrer à construção pedagógica de modelos simplificados e adequados à atual linguagem humana, capazes de permitir entendimento teórico dos processos e mecanismos que são tudo aquilo que entendemos pelo termo MENTE. Mas esses modelos devem assentar em conhecimento sério e ser capazes de ser apresentados na fase teórica / filosófica, mas depois, serem passiveis de projetar essas bases teóricas em ensinamentos práticos.
Na verdade o que ocorre, é exatamente o inverso, surgem por um lado correntes que apenas trazem modelos teóricos e depois não fazem a abordagem prática e por outro, surgem correntes esotéricas, como no caso das que usam o enfoque único na magia ou/e alquimia, que apenas assentam em procedimentos (receitas) para aplicação prática, sem qualquer tipo de conhecimento profundo por parte do praticante / estudante, para tais procedimentos. Se no primeiro caso, muitos busca-dores desistem, pois ao longo do tempo não percebem qualquer tipo de beneficio, para alem do aspeto refletivo, no segundo caso, a situação torna-se mais perigosa, pois o busca-dor pode ser efetivamente prejudicado devido ao grau de envolvimento com forças que na verdade desconhece e não domina, terminando por ser ele, o dominado por essas forças.
Acreditou que muitos dos que tentam colocar seus ensinamentos disponíveis para a humanidade, o façam com intenções genuínas, mas uma coisa é a intenção, outra o resultado. Nos temas da espiritualidade, uma coisa é estarmos cientificados sobre um tema, outra bem diferente é conseguir colocar em linguagem humana simples, para que outros entendam, pois cada ser tem um estado de consciência de grau único e por isso diferente nível percetivo.
Então para entender a questão – “QUEM É DEUS” temos que perceber quem somos nós. Ou seja, temos eu fazer o que diz o axioma – “Conhece-te a ti mesmo”, precisamos primeiro entender com alguma profundidade esotérica séria, o que é este sistema complexo que muitos chamam de MENTE, mas poderíamos designar da projeção da nossa Consciência no plano da materialidade ou espírito no estado encarnado. 
Então a primeira pergunta a ser respondida para um dia podermos refletir sobre “Quem é DEUS”, será: “O que é a MENTE | Consciência | Espirito” e ai começar por entender a forma como ela se manifesta.
Se ouvir palestras ou ler sobre o tema da mente, muitas teorias, deixam passar a imagem que tudo é gerado a partir, do que a física quântica designa por “Campo”, mas é apenas um nome, existem vários nomes para a mesma “coisa” – CAMPO, VAZIO, etc. O hermetismo a este campo que existe em todas as dimensões, mas que não está em estado manifesto para a nossa mente, designa de MA. Aqui está a questão….
Neste modelo teórico, afirma-se que tudo o que existe, absolutamente tudo, em todas as dimensões, universos e planos, tem origem neste CAMPO, sendo a diferença única, entre todas as manifestações, a frequência vibratória. Conclui que esse CAMPO é na verdade a definição para DEUS. Afirmando que deste CMAPO resultam os vários tipos de Energia, entre os quais aquilo que designamos por Consciência | Mente | Espírito. Ora qual o erro? Incluir neste “tudo”, a consciência / mente / espirito. Isto leva, sem entender, a um paradoxo – ? Se a MENTE / CONSCIENCA / ESPIRITO, são criados a partir desse CAMPO e tal como qualquer outra manifestação, quem gera o querer que origina a vibração para a manifestação do espirito/mente/consciência? Este modelo chega até onde a física de particular e a quântica já chegaram. A teoria de Peter Higgs, chega exatamente aqui a este paradoxo “…se é o bosão de higgs que cria a matéria/massa, nas partículas desprovidas de massa, então - ? quem cria a partícula bosónica?”
Um pouco diferente é o modelo / proposta que o hermetismo ensina. O INEFÁVEL | O TODO – MUNDO TRANSCENDENTE | MUNDO DE DEUS, onde nada está manifesto de tal forma que não é sequer consciencializável para a mente poder imagina-LO. É a partir desse plano transcendente que resulta a primeira manifestação do MUNDO IMANENTE (mundo onde existem todos os planos, universos e seres, em todas as vibrações possíveis e infinitas). Essa primeira manifestação gerada na primeira polarização ou desdobramento ou expansão ou movimento ou big-bang (tudo nomes para a mesma coisa), gera a manifestação de RA e MA. Aqui MA é equivalente ao conceito de CAMPO da física quântica. Este é na verdade a primeira polarização da existência, MA (o CAMPO) é o princípio passivo/feminino e RA | CONSCIENCIA manifesta de DEUS, o principio ativo, aquele que exerce o seu QUERER, fazendo vibrar MA / o CAMPO, gerando todas as manifestações, desde o mais elevado estado IMANENTE, até ao plano denso, onde está a matéria | energia nos vários estados em que a conhecemos. 
Aqui neste modelo que o hermetismo ensina há milénios, não há paradoxo algum, não resta qualquer incongruência, pois existem de forma clara duas coisas / dois princípios básicos a partir dos quais tudo é gerado no mundo IMANENTE – MA | CAMPO | ENERGIA (tudo nomes para a mesma coisa), a diferença é que a MENTE | CONSCIENCIA |ESPIRITO, para o hermetismo, não é Energia, mas sim, isso mesmo, CONSCIENCIA | MENTE….O QUERER DE DEUS.
MENTE é pois o principio ativo, aquela parte manifesta de DEUS que gera o que entendemos por QUERER, no nível da individualização designamos de espíritos ou mentes, mas ELA como UMA SÓ ou individualizada em todas as consciências, gera a manifestação da Energia | MA | CAMPO, nos seus vários estados vibratórios, criando tudo o que percebemos como existência, incluindo os corpos dos seres, mesmo nos planos superiores (corpos etéreos e /ou almas) e também os corpos biológicos, orgânicos e inorgânicos (físicos/matéria na sua vibração mais densa).
O Hermetismo afirma no seu axioma máximo que “TUDO É MENTE”, na realidade os seus princípios se reúnem num só, este – no universo Creado| no mundo Imanente “TUDO É MENTE”, se olharmos para o que eu afirmei anteriormente, percebemos este axioma. Se tudo está Imanifesto (CAMPO | MA) e só quando a MENTE | CONSCIENCIA | ESPIRITO, através do seu QUERER, faz vibrar esse CAMPO | ENERGIA | MA, gerando aquilo que entendemos por existência, então a existência só se manifesta como tal, quando existe a presença da MENTE | CONSCIENCIA | ESPIRITO. Então na verdade, TUDO É MENTE…essa é a única realidade e quando atingirmos o nível de clareza | consciência plena, entenderemos que se TUDO é MENTE e a MENTE UNA é na VERDADE a manifestação do QUERER de DEUS que age sobre a SUA parte PASSIVA, nós somos partes individualizadas de DEUS, onde o espírito é a parte individualizada do QUERER SUPERIOR e os corpos (físico e etéreos/alam) são a manifestação desse QUERER. Então, ai sim, como CRISTO e BUDA afirmavam – “Nós somos DEUS”.
Mas não são DEUS todos os outros seres e manifestações da CREAÇÃO?
Então para perceber realmente “Quem é DEUS”, primeiro devemos saber responder à questão - “Quem sou eu, o que faço aqui?”

Sem comentários:

Enviar um comentário