quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

O paradoxo - Erro de escrita ou mensagem?!


Nos mais elevados ensinamentos Herméticos, alguns deles, os mais valiosos, estão ocultos, não porque não devam ser conhecidos, mas porque devem ser descobertos. Para chegar a eles, só através do merecimento genuíno. Um desses fenómenos encontra-se plasmado em algo que parece até banal e simples. O exemplo da escrita, já presenciei alguns estudantes avançados em Hermetismo, criticarem o erro da escrita de um texto, devido a erros ortográficos, mecanográficos, gramaticais e até de contexto.
Nunca até hoje vi ninguém perceber o ensinamento que se oculta por traz desses erros, certo que tal como afirma o Hermetismo - “Quem diz que sabe, não sabe e quem sabe não diz”, mas quem critica porque o texto tem erros, esse não sabe certamente.
Afinal de contas todo o erro, num texto, tem uma mensagem velada e só os verdadeiros iniciados ou quanto se atingiu tal plano de consciência, se percebe o que ai está contido. O Iniciado conhecedor, sabe que o erro no texto tem dois tipos de significado, o direto e o indireto. O primeiro relacionado com o contexto do tema em si e o segundo relacionado com os Mistérios Maiores.
O paradoxo que gera o erro no texto é de enorme sabedoria, pois afasta os busca-dores (as) inautênticos e aproxima os verdadeiros. Entender este princípio paradoxal, abre várias portas do SABER ARCANO.

1 comentário:

  1. Caro Antero, existem os erros colocados pelo autor, de forma consciente ou não, com o fim de veicular ensinos não explícitos; mas existem os erros que não contém ensinos, penso que estes deveriam ser evitados, pela qualidade do texto. Se cada um de nós escrevesse e falasse sem levar em conta a norma culta de sua língua, então esta estaria sujeita a se fragmentar, como já ocorreu diversas vezes no passado, como, por exemplo, com o latim clássico.

    ResponderEliminar