sábado, 2 de junho de 2012

O Legado Hermético - Carta de um Pai ao seu filho.


Escrevo-te, pois sinto que um dia poderás entender e usar parte do que aqui te coloco.
Desde muito cedo, fui criado sem pai, desde muito cedo foram-me sempre contadas historias sobre a sua existência. Como ser humano que sou, como criança, jovem e adulto, toda a minha educação, foi obviamente influenciada pelo meio que me rodeou. Todos somos aquilo que vivemos e vivemos influenciados pelo que nos rodeia, é inquestionável tal condição.
O mundo que nos rodeia, as religiões, a ética e moral social, são tudo códigos, dogmas criados para nos construir formatados à imagem do que deve ser a “aparente” ordem social. Isto não é negativo, pois sem esses códigos, leis, etc., seria impossível viver em harmonia, mas é importante, para os seres inteligentes que não se resignam à acídia, encontrar as respostas, principalmente quando aquelas que nos são dadas pelas ditas regras sociais (moral, códigos, dogmas, etc.) não se encaixam e são para a perspetiva do ser pensador e dotado de inteligência – insatisfatórias.  Isto aplica-se a tudo na vida e não só aos códigos, leis do Homem, moral, costumes, etc., etc.
Aqui também fica patente, o perspetiva de cada ser humano, pois todos nós vemos o mundo de forma limitada, mas devido a essa mesma limitação, julgamos ser a nossa, a perspetiva correta – a derradeira realidade. Isto explica plenamente todos os desentendimentos da Humanidade, pois cada um tem uma visão do mundo e pensa que a sua é a verdade absoluta…normal, é a única que conhece, assim sendo e em bom rigor, para cada um, essa é a realidade, o seu verdadeiro mundo. Está correto. Unicamente devemos ter o cuidado de entender que somos seres limitados que só entendemos e temos consciência do que os nossos sentidos humanos e limitadíssimos, nos permitem perceber.
Isso quer dizer que a verdade absoluta é mais do que o que conseguimos perceber ou do que nos é dado a perceber. Quando na minha vida consegui entender esta verdade MAIOR, para mim a vida começou a fazer sentido, passei a perceber-me e a partir dai, a perceber os outros seres humanos, principalmente os que ainda não estão cientes desta verdade.
Meu querido filho, nem sempre o que nos parece ser, o é de fato. Para isso a vida nos ensinará e se estivermos atentos, aprenderemos e retiraremos daí um dos significados das grandes perguntas da Humanidade ?Qual o sentido da Vida? …e muitas outras que avassalam o ser.
Não me cabe a mim julgar-te, não é isso que quero fazer, nem nunca o farei, pois cada um responde por si. Até entendo o teu comportamento, não que isso signifique concordar que os motivos que te levam a ter tal atitude para comigo, estejam corretos, mas porque já estive o teu grau de entendimento da vida. Sei como agi, como entendi os fatos e como reagi a esse nível de entendimento. Só por isso entendo e aceito a tua atitude sem mágoa, sabendo que um dia, nesse teu caminho de evolução enquanto Homem e ser Humano, entenderás que essa era uma perspetiva LIMITADA da verdade.
Acredita que até sinto e entendo que tenhas que ter essas atitudes, pois é parte do processo, eu também as tive um dia, fazem parte do teu crescimento intelectual e espiritual. Estou sereno e sei que um dia entenderás, nem estou preocupado que isso ocorra no tempo em que estejamos os dois vivos. Importante é tudo isso servir para tu cresceres enquanto homem.
Como sabes o meu pai faleceu dia 28 de Maio de 2011, no Brasil. Vivi afastado dele desde sempre, mesmo quando descobri que ele ainda podia estar vivo, nunca o procurei, pois na minha mente, era inaceitável que ele me tivesse abandonado…pensava eu, sem nunca procurar saber a verdade. O fato é que só em 2009 o procurei e com maior ou menor dificuldade descobri onde ele estava e como sabes, relacionei-me telefonicamente com ele. Criamos um laço….e não importa mais se e quem teve a culpa, ou até se alguém teve culpa, pois até mesmo isso é um conceito que só serve para criar imagens erradas da verdade absoluta. Como sabes, ainda estive no Brasil, em São Paulo, mas não consegui ir a Porto Alegre, nunca imaginando que ele iria falecer, obviamente. Mas também não sinto que tenha ficado algo por resolver e não guardo mágoa de nada nem de ninguém por isso. Todo o tempo em que nos relacionamos, foi quando bastou para compensar tudo o que não tinha tido dele. A natureza fez o seu trabalho, mesmo tendo sido o meu caminho diferente de outros, hoje sou um privilegiado, pois sei que aprendi e cheguei onde muitos outros neste vida nunca chegarão e olha que não falo de posição social, status, etc.
Gostaria de te deixar aqui um pedido, mesmo que não o entendas já, pelo menos recorda-o com frequência ao longo da tua vida, pois sei que um dia o seguirás e mais tarde, depois de segui-lo, entenderás.
Há uma linha de conhecimento antigo, milenar que embora de forma velada congrega todo o conhecimento da Humanidade. Embora grande parte dela tenha sido deturpada, significando que tem sido objeto de grande destorção, criando assim a imagem que o conhecimento autentico dela resultante é algo quase impossível de alcançar, mas ela existe para quem a procura e demonstra merece-la, mesmo quando colocado à prova, continua na sua busca. Falo-te de ciências que a ignorância e os interesses de quem não quer que ela seja acessível a todos, denominam de ciências ocultas, herméticas e até ridicularizam, como te disse, por ignorância ou por interesse, para que não seja conhecida de todos os seres humanos. Na verdade são ciências sagradas, milenares.  Tudo o que são as grandes questões e perguntas da Humanidade, são objeto de estudo e compreensão para os seus estudantes, absolutamente tudo é possível de perceber e entender. O grau de respostas só depende do grau de evolução de cada estudante.
Seres como Fernando Pessoa, Jesus Cristo, Pitágoras, Albert Einstein, Leonardo Da Vinci, entre muitos outros que nem conhecidos são, foram estudantes de Hermetismo. A própria teoria de relatividade é básica no Hermetismo e os seus fenómenos são estudados há séculos, etc.,etc….
Lembraste de um dia te falar de como se pode usar o cérebro, usando os dois lados (direito e esquerdo) ao mesmo tempo? E depois expliquei-te, pois….essa é uma explicação muito limitada, pois na verdade não é bem assim que podes faze-lo, mas podes e podes aprender a faze-lo, todos podem e todos o conseguem fazer….isto e muito mais…como afirmou Jesus Cristo "Tudo o que eu faço, tu podes fazer também"
Só quero ter a oportunidade de deixar algo que pode ser na verdade algo inestimável e que tenho a obrigação de te legar. A indicação da existência do conhecimento cientifico SAGRADAO que explica tudo, dá todas as repostas. A isso chama-se Hermetismo ou ciências Herméticas e são o conglomerado do todo o conhecimento da Humanidade, o conhecido e o desconhecido para a ciência e para a Humanidade. Mas há por ai muita coisa menos verdadeira, para isso deixo o aviso.  Sei que um dia precisarás e procurarás essa fonte de informação, calculo que como no meu caso, possas levar ainda muitos anos, mas grava na tua memória esta indicação, pois chegará esse dia.
Fica bem filho. Beijos. Desejo-te uma vida plena, mas onde a sabedoria ganhe lugar, onde dia a dia  ela prevaleça acima da inteligência e do conhecimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário