quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

A verdade sobre as Ordens, Escolas e Lojas…




Tenho alguma, não muita, admiração intelectual, pelo Sr. comentador Miguel Sousa Tavares, mas ontem concluí aquilo que só não é óbvio para ele próprio, devido à sua cega arrogância intelectual: “ …nem sempre estamos preparados para falar sobre todos os assuntos com propriedade.”
O tema sobre Maçonaria e sociedades secretas por ele comentado, mostrou-me que provavelmente também em outros, como neste, o sr. comentador, dirá muitas enormidades  em desfavor da verdade e conhecimento, deixando assim os espectadores, menos conhecedores, com ideias erradas sobre o assunto comentado, pois tem-se neste sr. como alguém que só comenta o que conhece…ora, incorrecto. A partir de hoje terei mais cuidado ao aceitar comentários de assuntos que desconheço, vindos dele, como credíveis.
No entanto deixo aqui uma ajuda ao seu intelecto neste tema, pois assim pode ser que ele passe a entender melhor sobre o tem em questão, a saber;
Não sou, nunca fui e não serei certamente membro de nenhuma Loja ou Ordem Maçónica, a opinião que aqui expresso resulta do meu conhecimento sobre o tema e a que qualquer um que se disponha de facto, pode aceder, só isto diz bem que do secretismo destas e outras ditas sociedades secretas, são conceitos relativos, pois é fácil aceder ao conhecimento necessário para entende-las e assim poder falar delas como eu falo. Este meu conhecimento vem da necessidade de busca espiritual que qualquer (ou parte) ser humano tem em dada altura da sua vida.  
Para iniciar, um breve comentário sobre o tema dos rituais, é de facto despropositada a observação vinda de quem vem, pois os rituais, são o que são e não se deve julgar que é ridículo fazer um ritual representativo de valores | simbolicamente, quando os desconhecemos. É pois mais ridículo o comentário devido à sua ignorância. Para o leitor ficar com uma ideia da enormidade da ignorância da critica, seria como afirmar que a toga dos juízes e dos magistrados, advogados é uma veste e um ritual ridículo, ou então que as vestes das religiões são ridículas e os seus rituais ridículos – “…onde já se viu um homem (o papá) com sais…”, parece-me pois que este foi o momento de paragem cerebral do sr, comentador.
A Maçonaria como muitas outras Ordens e Escolas de Mistérios, a Ocidente, todas se originam na filosofia esotérica Hermética, não hermético de fechado, mas Hermética do seu impulsionador – Hermes Trismegisto. Assim todas elas, desde os Rosa Cruzes, Ordens Templárias, Maçónicas, etc. vão sustentar as suas bases essenciais e existências ao Hermetismo e deste eu posso falar, pois sou estudante de Hermetismo há alguns anos, no entanto, como outros ilustres estudantes (Padre António Vieira, Fernando Pessoa, Albert Einstein, Mestre Agostinho da Silva, entre outros) nunca vi nestas Ordens, Lojas ou Escolas a orientação para a essência do que o estudante interessado procura no verdadeiro Hermetismo.
Muitas destas, acabam por se orientar mais para os assuntos materiais e aqui talvez haja uma centelha de razão quando se fala de alguma influencia que algumas destas jogam no papel politico, económico e social. Mas reparem que não é só no nosso país, pois no caso da Maçonaria, ela foi originada de facto na Europa, mas o jogo de influencia Maçónica que a opinião publica acusa de ser uma característica de toda a Maçonaria (onde se deveria corrigir para alguma dessa Maçonaria, em abono da verdade), foi criado nos Estado Unidos e ainda hoje é esse país que comanda estas linhas de orientação que depois se projectam em algumas destas Ordens, pelo resto do mundo.
Então haveria que distinguir Ordens, Escolas e Lojas que são criadas com falsos pretextos das verdadeiras, aquelas que o Sr. comentador também colocou no mesmo “saco” quando efectuou o seu comentário com base no desconhecimento. Como disse, não defendo nenhuma, nem ninguém, apenas pretendo que se veja a verdade, pois o que se conhece é parte de uma verdade, não a totalidade.
As verdadeiras Ordens, Lojas, Escolas de Mistérios, nunca se apresentam, são “secretas” como se afirma, muito porque e em parte os seus conhecimentos ao longo dos tempos foram e são incómodos para o poder instituído, quer seja o politico, religioso, económico e social que como sabemos nem sempre são os mesmos. Desde a chacina dos Templários em França, até aos nossos dias, tem havido muita incompreensão e até perseguição relativamente às verdadeiras ordens. Logicamente que haverá sempre quem aproveite a forma velada de como elas tiveram que organizar para outros fins. No entanto qualquer um de nós pode, como maior ou menor rigor, colocar uma pesquisa, na wikipedia por exemplo, e ficará com algum conhecimento sobre o verdadeiro Hermetismo e as suas bases, obviamente não queiram que aquilo que ali se expõem seja tudo sobre o mesmo, mas ali está uma verdade exotérica que qualquer um pode aceder, mesmo que algo ficcionada.
O Hermetismo para os Ocidentais, assim como o Vedismo para os Orientais, é a base de todo o conhecimento místico-filosófico. Estes estão na origem das próprias religiões, explicam as grandes questões existenciais da humanidade. As suas disciplinas / ciências  (câmaras de estudo), são em parte hoje aceites como ciência, mas recordo que ainda na idade média muitas eram negadas. O mesmo acontecerá com muitas outras, como já aconteceu antes. Veja-se a física quântica, quem estuda Hermetismo, sabe que as base actuais da física quântica é aprendida pelos seus estudantes há séculos, Albert  Einstein sabia isso, ainda hoje, quem não estuda Hermetismo, não entende plenamente as equações de Einstein.
Tudo o que passou a ser de aceitação social, enquanto áreas de estudo do Hermetismo ou dos Vedas, passou a fazer parte da verdade social,  da ciência (astronomia, física quântica, parte da matemática, parte da química, parte da física, etc.), tudo que por algumas razões e interesses instalados, não interessou reconhecer (talvez para manter a opinião pública na ignorância | controlada), são temas, áreas de estudo, câmaras, ciências ditas ocultas / malditas, mas que o estudante de Hermetismo desenvolve: Cabala, Geometria Sagrada, Numerologia Sagrada (esta última, com origem em Pitágoras, nada tem a haver como o exoterismo dos números que se vê nos jornais e revistas), Alquimia, etc.
Mas que fique claro que estas ciências existem, o seu conhecimento existe, é milenar, mas existe só com dois propósitos: de evolução da Humanidade - enquanto raça terrena e enquanto ser espiritual – na condição de raça imortal. Desde sempre alguns estudantes de Hermetismo foram levados / convencidos a revelar informação que depois foi usada para criar armas, para criar sistemas baseados em desigualdades humanas, estes erros, provaram e justificam que o verdadeiros conhecimentos Herméticos, mesmo que ridicularizados por muitos, devam ser mantidos velados, para evitar que o seu poder, caia em mãos daqueles que não façam o uso justo.  Muitas das conquistas da humanidade, se devem aos estudos Herméticos, quase todos os segredos da humanidade, são verdades conhecidas no SABER Arcano Hermético, só aguardam que o ser Humano esteja preparado para as merecer e assim poder recebe-las. Não envolvam pois o Hermetismo, o Vedismo e as verdadeiras Escolas, Ordens e Lojas que os professam na politica, no interesse do vil metal e noutras questões menores.

Que a acídia se dissipe e que a verdade seja por cada um merecida, para ela que se vos apresente. 

Sem comentários:

Enviar um comentário