sexta-feira, 28 de junho de 2013

Iniciações autênticas.



O termo iniciação, no entendimento esotérico, tem como objetivo descrever um determinado grau que o iniciado atingiu. Quem usa o termo, banaliza-o, pois hoje em dia, muitos são aquelas correntes místicas, esotéricas e dita iniciáticas que se socorrem de tal conceito para dar algum tipo de grau aos seus seguidores.
Inúmeras são as ordens, escolas e demais organizações que afirmam ter nas suas regras iniciáticas, algo para entregar de muito valioso, quando através do ato da sua iniciação, ao suposto iniciado, lhe é afirmado que dito ritual lhe outorgará determinado conjunto de atributos, que se congregam nas intenções para que todos nessa organização se reunirem e trabalham.

Na sua maioria, as iniciações feitas através de graus atribuídos por este tipo de procedimentos, são meras autorizações para aceder a algum tipo de conhecimento que a escola, ordem detém e afirmam como sendo verdades sobre determinados assuntos (mistérios) preservadas e mantidas de forma, dita genuína, para acesso unicamente aos que atingem determinado grau de merecimento.
Mas nestas iniciações, aquilo que é objeto de acesso pelo dito iniciado, estará sempre condicionado a dois fatores que não garantem, por si, a genuinidade dessas verdades, a saber;
Em primeiro lugar -  a origem desse SABER,
Em segundo lugar – a forma como se tem acesso ao ele e como se foi transmitido esse SABER.

Na verdade o que afirmo, mesmo sendo ou parecendo muito radical, não deixa de fazer um profundo sentido para aqueles que buscam a verdade “acima de todas as coisas”:
As únicas e verdadeiras iniciações são todos aqueles momentos profundamente íntimos e individuais que cada busca-dor vive ao ver desvanecer o véu da ignorância sobre cada tema da BUSCA.
O resultado desse desvanecimento, na conclusão que resulta do rompimento de mais um véu, é indescritível e não é passível de ser transmitido por atos ou palavras, por isso não se pode replicar ou ensinar, apenas se pode vivenciar.

A verdadeira iniciação não acontece de esta ou aquela forma. A verdadeira Iniciação, acontece quando o iniciado está preparado para a receber. Nesse ato, recebemos um SABER, uma VERDADE. Nesse ato o iniciado, liberta-se de mais um véu da vil ignorância.


“Os lábios da sabedoria estão fechados, exceto para os ouvidos do entendimento”   

Sem comentários:

Enviar um comentário