domingo, 24 de março de 2013

Os caminhos da magia - a libertação e o aprisionamento.


"Nunca saberemos quem somos, sem antes percebermos o que fazemos aqui." AC


Todo o estudante ou busca-dor (a) que adentra pelos caminhos do esoterismo, deve estar consciente dos vários perigos que esses caminhos apresentam. O maior perigo de todos, em todas as ciências do esoterismo, está presente sutilmente na própria genuinidade dessas ciências. Desde a magia, alquimia, cabala e a própria filosofia esotérica, mesmo quando autenticas, representam enormes perigos para todo o que a busca conhecer. Quando ocorrer o chamamento que leva o ser na busca, esse chamamento no seu significado mais puro, representa a procura do espírito pela libertação dos estados de aprisionamento. Os maiores inimigos da libertação, o busca-dor encontra quando adentra no conhecimento ARCANO que as ciências ocultas apresentam. As ciências ocultas que designamos de magia ou alquimia, por exemplo, tanto podem auxiliar na libertação, como podem ser instrumentos de fortalecimento do aprisionamento.
Olhe-se para todos os denominados magos ou alquimistas, o que eles conseguiram, sob o ponto de vista do verdadeiro objetivo do que representa a evolução espiritual – a libertação do espírito dos planos de aprisionamento?! Até podem adquirir enormes qualidades de manuseamento dos procedimentos mágicos e alquímicos, mas como isso apenas conseguem aumentar o seu envolvimento nos níveis em que esses processos são válidos e assim simultaneamente, aumentar o seu grau de envolvimento com os planos que tornam validos tais fenómenos.
Todo o Iniciado sabe que existem dois caminhos, a que o manuseamento das ciências ocultas podem levar – o fortalecimento do envolvimento nestes planos ou o auxílio destas no processo de libertação. Ter permanentemente a clareza de perceber a diferença e assim manter-se afastado da atração que geram os efeitos que a magia e alquimia pode provocar quando usada para influenciar a existência tal qual a conhecemos, é o grande segredo do Iniciado para reconhecer os limites até onde estas ciências servem um ou outro caminho.
Usando a magia, tanto é possível adquirir poder e influenciar a existência de forma a beneficiar-nos nos planos da materialidade, conseguindo simultaneamente um maior envolvimento e aprisionamento, assim como usando-o de forma sábia, podemos desenvolver os mecanismos que nos tornam seres livres e assim conseguirmos interpretar todos os truques em que estamos mergulhados, permitindo a nossa libertação – o regresso ao nosso verdadeiro estado de consciência – a plena libertação.
Quando procurar desenvolver os seus conhecimentos acerca das ciências ocultas, procure primeiro ter certeza do que pretende conseguir com elas e mais importante ainda, tenha consciência das consequências resultantes da forma como o seu manuseamento se dará. Aqui vale a frase milenar, vinda da experiência – “Toda a causa, origina a correspondente consequência”.  

Sem comentários:

Enviar um comentário