domingo, 27 de maio de 2012

O deus dos homens.


O Homem não é feito há imagem de DEUS, ele cria a imagem de deus.
Esta é a expressão que melhor define o conceito que via da regra a humanidade tem de DEUS. Pois ELE é sempre criado à imagem do que o ser humano, na sua enorme limitação, tem como pontos de referencia quanto ao que pensamos ser DEUS.
À partida cometemos um erro enorme, pois DEUS, o verdadeiro, não é um ser. Os seres só existem para a conceção do mundo Imanente e neste, para os planos fora a unificação. Mesmo dentro do mundo Imanente nos planos Crístico e Angélico, não existem seres, logo acima destes, menos ainda. DEUS é pois algo inefável, mas certamente que não é um ser, pois um ser, por mais inimaginável que posso ser, é sempre possível descreve-lo, só o fato de estar a afirmar como tendo a característica de “ser” já por si é uma condicionante e por isso uma limitação e DEUS é ILIMITADO. Por isso, podemos afirmar que DEUS não é um ser, os únicos deuses que são seres, são os que os homens criam à sua imagem.


Sempre que o homem tenta imaginar DEUS, está a criar uma imagem à sua imagem e essa é uma conceção errada, pois DEUS é algo que não pode ser concebido na mente do ser humano, por isso, sempre que o tentamos imaginar, estamos a afastarmo-nos da sua real conceção, a melhor forma de o perceber é sentindo-o, em todos os fenómenos da natureza e do universo, em que ELE se manifesta. Tudo o que seja criado pela nossa mente, é certamente a pior forma de o perceber, pois a mente só entende por analogia e essa forma de interpretação limita-se a recolher informação em dados que temos em memória. Ora, como nunca vimos DEUS, os dados que a mente recolhe das nossas memórias, são na verdade baseadas em imagens e conceções criadas tendo por base, ideias e imagens do nosso mundo, sendo que nenhuma é a do verdadeiro DEUS, pois essa imagem nunca a vimos. Assim nada disso serve para criar a verdadeira imagem de DEUS, unicamente serve para criar um novo deus, igual a todos os outros criados pelos homens.
Quem quer conhecer DEUS, não deve pensar Nele, deve aprender a senti-LO, pois ELE manifesta-se em tudo, porque como diz o Hermetismo o TODO está em tudo, assim como tudo está no TODO.
    

Sem comentários:

Enviar um comentário